Por: ROMA COMUNICAÇÃO
12/05/2025
17:14:34
EXPOSIÇÃO MODELO VIVO

A exposição, que mistura instalação e performance, consiste nos artistas, trajados como seguranças patrimoniais, que desempenham simultaneamente suas funções de vigilância e, ao mesmo tempo, o papel de modelos vivos. O espaço expositivo é transformado em um ateliê de arte completo com cavaletes, bancos e materiais de desenho à disposição do público. Durante o período da exposição, os visitantes têm a oportunidade de participar de aulas de desenho, produzindo obras que poderão permanecer dentro da mostra, contribuindo para a transformação do ambiente. Os visitantes poderão desenhar, aprender e debater questões fundamentais, como os modelos de representação na arte e as relações sociais que sustentam o funcionamento das instituições culturais.
A mostra brinca com os processos de criação no mundo da arte ao tornar o ambiente expositivo mutável, quase “borrando” as delimitações presentes nas artes visuais, de modo que o espaço expositivo, que geralmente culmina em divulgar o fim do processo da criação artística, ganha traços de um ateliê, que é onde originalmente surge o processo inicial criativo.
Já os seguranças também ganham uma dupla função: ora performam “cuidando” das obras expostas, como também servem de modelos vivos para o público. Por fim, o próprio público, que costuma ser um mero observador, também ganha protagonismo nesta exposição. Este passa a ser responsável pela criação dos desenhos que serão expostos nas paredes da galeria ao longo da temporada do projeto. Dessa maneira, a exposição para existir, necessita principalmente da veia criativa do público que, ao criar a sua obra se vê, simultaneamente exposto numa galeria de arte.
”A exposição Modelo Vivo desafia a representação clássica do modelo vivo, deslocando o foco para os trabalhadores que sustentam as instituições culturais. Em um campo historicamente dominado por figuras idealizadas de matriz ocidental europeia, a performance valoriza o protagonismo dos seguranças patrimoniais, promovendo um debate crítico sobre questões de classe, raça e representatividade na história da arte”, declaram Amador e Jr.
Serviço: Exposição Modelo Vivo
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Curadoria: João Paulo Ovídio.
Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56. São Domingos. Niterói. RJ.
Exposição de 22 de março a 21 de junho de 2025.
Funcionamento:de terça a sábado, das 10h às 17h
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Assessoria de Imprensa do Sesc RJ: imprensa@sescrio.org.br, (21) 3138-1235 ou 3180-5236
Fale com a gente: (21) 4020-2101 de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, exceto em feriados nacionais.
E-mail: falecomagente@sescrio.org.br
OPORTUNIDADES

SENAC RJ ABRE MAIS DE 20 VAGAS GRATUITAS (...)
ESPORTES

SAQUAREMA RECEBE MAIS DE 800 ATLETAS NA (...)
EVENTOS

FEVEST EXPERIENCE 2025 RECEBE LANÇAMENTO DO (...)
EVENTOS

FREE MOUNTAIN FESTIVAL MOVIMENTA NOVA (...)
CIDADES

PREFEITURA DE NITERÓI FORMA OS PRIMEIROS (...)
CIDADES
