Por: PREFEITURA DE NITERÓI - 26/06/2026 19:43:04

TEMPORADA DE PINGUINS COMEÇA EM NITERÓI E GUARDA AMBIENTAL ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE COMO AGIR

Um representante de uma das aves marinhas mais conhecidas da população, os pinguins, chegou nesta quinta-feira (25) à Prainha de Piratininga.

Image

O animal foi resgatado pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói e encaminhado ao Instituto Eco Conservation, parceiro da Prefeitura no atendimento e reabilitação da fauna marinha.

Apesar da cena despertar curiosidade e até vontade de ajudar, a orientação é simples: não se deve tocar no animal e é importante acionar imediatamente a Guarda Municipal pelo telefone 153. A equipe é treinada para esse tipo de ocorrência e fará o encaminhamento adequado. Por isso, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói está orientando a população sobre o que fazer ao encontrar o animal.

O coordenador da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói, Renato Macedo, destaca que a colaboração da população é fundamental para garantir o atendimento adequado aos animais.

“Ao encontrar um pinguim, a orientação é não tocar no animal e acionar imediatamente a Guarda Municipal pelo 153. Nossas equipes são capacitadas para realizar o resgate com segurança e encaminhá-lo ao Instituto Eco Conservation, onde receberá os cuidados necessários para sua recuperação e, quando estiver apto, retornar ao seu habitat natural”
, explicou Renato Macedo.

Todos os anos, entre os meses de junho e setembro, principalmente, pinguins-de-magalhães deixam as águas frias da Patagônia, na Argentina e no Chile, e migram em busca de alimento. Durante esse percurso, alguns acabam chegando ao litoral brasileiro, muitas vezes debilitados, desidratados ou exaustos após enfrentarem longas distâncias e correntes marítimas.

Neste período aumenta o número de ocorrências no litoral fluminense, o que torna fundamental a atuação rápida das equipes de resgate.


A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói possui agentes capacitados para o manejo de animais silvestres e atua em parceria com o Instituto Eco Conservation, responsável pelos cuidados veterinários, recuperação e posterior devolução dos animais ao seu habitat natural, quando apresentam condições de retornar ao mar. Além dos pinguins, a equipe realiza o resgate de diferentes espécies da fauna silvestre encontradas em áreas urbanas ou em situação de risco no município.

A recomendação de não recolocar o pinguim na água é importante porque muitos chegam à costa por estarem debilitados. Sem avaliação veterinária, devolvê-los ao mar pode comprometer as chances de sobrevivência.

O que fazer ao encontrar um pinguim?


A orientação da Guarda Ambiental é:
Ligue imediatamente para o 153;
Não coloque o animal no gelo;
Não o alimente;
Evite manuseá-lo, salvo em situações de risco imediato;
Mantenha-o em um local sombreado e protegido, sem tentar devolvê-lo ao mar;
Afaste cães e outros animais domésticos até a chegada da equipe especializada.