Por: AYRTON DIAS - 22/06/2026 12:37:14

RESPEITEM AS MONTANHAS!

Atualmente a palavra de ordem é sustentabilidade, que está relacionada ao que é necessário à conservação da vida.

Image

Comportamentos lesivos ao bem comum como o descarte incorreto de resíduos sólidos e o consumo desenfreado, por exemplo, contribuem para o processo de degeneração do nosso planeta. É preciso incluir boas práticas em nossa rotina de vida. - No detalhe: Maciço dos Três Picos / Fotos: Êxito Rio

Em Nova Friburgo, os atrativos naturais precisam de um urgente ordenamento já que a utilização desregrada pode resultar na degradação das nossas belezas cênicas em pouco tempo. A gestão do turismo municipal carece de infraestrutura, campanhas educativas, fiscalização e punição exemplar para aqueles que insistem no uso predatório. Infelizmente, a inconsequência de alguns gera desdobramentos que ocasionam prejuízos incalculáveis. A capacidade de carga, por exemplo, deve ser respeitada, assim como as saudáveis normas de convívio com a natureza em nossos inúmeros atrativos.

O território friburguense, que possui o maior alinhamento de montanhas da Serra do Mar, atrai um grande número de turistas e visitantes. Existem protocolos básicos para o uso, mas o bom senso deveria imperar. Não podemos admitir que grupos numerosos de pessoas, guiadas por quem deveria ser verdadeiramente profissional, frequentem os ambientes naturais friburguenses sem que haja qualquer tipo de controle. A promoção de eventos festivos nos "picos", que resultam em muito lixo largado e extrema degradação, deviam ser coibidos. Vivemos em um paraíso e precisamos lutar pela sua preservação.

Para quem tem amor as montanhas e entende a importância do acidentado relevo para o município, cabe a indignação constante e a proatividade em relação ao uso consciente das nossas preciosas montanhas. É necessário que cada montanhista assuma, de maneira individual ou coletiva, a missão preservacionista atuando intensamente pela perenidade desses estonteantes atrativos.

Foto