Por: SAMARA ARAGÃO/LUCAS NEVES - ASCOM SETUR/TURISRIO

19/04/2021

15:12:13

SETUR-RJ REALIZA VISITA TÉCNICA AOS FORTES E FORTALEZAS DO EXÉRCITO

Trabalho tem como objetivo desenvolver e fortalecer o turismo militar no Rio de Janeiro
SETUR-RJ REALIZA VISITA TÉCNICA AOS FORTES E FORTALEZAS DO EXÉRCITO
Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio realizaram uma visita técnica aos fortes e fortalezas do Exército construídas no entorno da Baía de Guanabara. O objetivo da ação, em parceria com a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), é desenvolver e fortalecer o turismo militar no Rio de Janeiro.

Os locais fazem parte do Projeto Turismo em Patrimônios Culturais e Ambientais Militares. A visita começou pelo Museu Histórico do Exército e o Forte de Copacabana e seguiu para o Forte Duque de Caxias, no Leme. Após isso, a comitiva visitou a Fortaleza de São João, na Urca, e seguiu para um trajeto marítimo até a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Jurujuba, Niterói. No local, os técnicos puderam conhecer a história da construção dos fortes do Rio de Janeiro.


O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, reforça a importância do trabalho de divulgação deste segmento do turismo para o Rio de Janeiro. "Trabalhar o desenvolvimento do turismo militar, com a melhoria e divulgação de roteiros desses pontos turísticos tão importantes para a história do País, é fundamental para que o estado tenha mais equipamentos que auxiliem na recuperação do setor no cenário pós-pandemia". 

Para o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, saber mais sobre a história dos equipamentos apresentados durante a visita facilita o trabalho a ser desenvolvido pela companhia. "Os roteiros têm muita história, cultura, atividades ao ar livre e muito visual do nosso estado. É um material vasto que precisa ser conhecido por todos os fluminenses e visitantes do Estado".


O general Carlos Augusto Ramires Teixeira, diretor da DPHCEx, afirma que a união de esforços é fundamental para tornar o patrimônio do Exército referência e ponto turístico. "Ampliar o conhecimento do patrimônio do Exército como  parceria com a Setur, TurisRio e UFF viabiliza inserir, em definitivo, o patrimônio histórico e cultural do Exército à rotina da Educação e da Cultura, em todos os níveis, permitindo que a sociedade, por meio desse patrimônio, conheça a história do Brasil”.

 

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: TOCA DA ONÇA LUMIAR
VALE A PENA VER DE NOVO: TOCA DA ONÇA LUMIAR
Muito procurada por turistas e visitantes, a Toca da Onça é um dos principais atrativos da região de Lumiar. A localidade dispõem de muitas belezas naturais que (...)

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO (...)
Uma história contada em vários capítulos e com muitos (...)