Por: Gabriel Thuler Costa
05/12/2021
13:43:29
BLACK IS BEAUTIFUL

O movimento consistiu na criação de uma receita base de uma
imperial stout com 10% de ABV e a disponibilização da mesma para que outras
cervejarias pudessem reproduzir ou acrescentar o seu toque pessoal a cerveja e
participar do movimento, disponibilizado também a arte dos rótulos e outras
informações pertinentes ao movimento idealizado, como contra partida de que
todo o lucro gerado pela venda dessas cervejas seja doado para alguma
instituição local que combatam ou apoiem pessoas que sofrem coracismo ou a
violência policial.
Ao redor do mundo foram cerca de 1200 cervejarias em mais de 20 países que adentraram ao movimento, o que demonstra muita gente está engajada nesse debate e disposta a essa mudança tão necessária para a nossa sociedade.
No brasil as cervejarias participantes foram LOLA (Goiania – Go) CERVEJA VINIL & INSPETOR SANDS (COLAB) (Belo Horizonte - MG), CERVEJARIA SATIRA (Nova Lima – MG) DJÖFFA BEER BREWERY (Recife – PE) ALPENDORF CERVEJARIA (Nova Friburgo – RJ), CERVEJARIA MITO (Rio de Janeiro – RJ), CERVEJARIA PARANOIDE (Volta Redonda – RJ) CERVEJARIA DÁDIVA (Várzea Paulista – SP), DUTRA BEER (Santo André – SP), ANTONY’S BEER & CO. (Jundiaí – SP), ZIO NEU (São Paulo – SP).
No mundo cervejeiro, um mundo predominantemente masculino e branco, é importante estarmos dando esse passo, mas ainda sim mais importante são as ações de inclusão a longo prazo, e que não devem de maneira alguma se limitar a questão racial e sim buscar abraçar todas as classes que estejam sendo deixadas a margem de todo o mercado cervejeiro.
E torcemos para que essa atitude seja um exemplo para que outros setores da sociedade vejam a importância de dar o seu melhor em busca de uma sociedade mais igual. “Como negro dono de um negócio, eu quis usar nossa estrutura para passar mensagens de igualdade e chamar atenção à falta de respeito a que negros são submetidos”, afirma o sócio da Weathered Souls, Marcus Baskerville.
Falando um pouco da cerveja em questão, a stout é um estilo de cerveja ale (alta fermentação), de cor preta e muito característica pelo sabor pronunciado de seus maltes torrados que denotam geralmente um sabor característico de café.
A cerveja produzida em Nova Friburgo – RJ pela Alpendorf Cervejaria trata-se de uma Imperial Oatmeal Stout com 8% Abv, produzida com diferentes tipos de maltes escuros, principalmente o malte café, e também com adição de aveia e uma longa maturação. A previsão do início da distribuição será na última semana de Janeiro de 2021. A instituição que receberá os recursos da venda será o Império das Negas (@imperiodasnegas), uma organização que promove o resgate das raízes afro brasileiras e defende o empoderamento negro, principalmente da mulher.
TURISMO

SEIS EM CADA DEZ BRASILEIROS JÁ VISITARAM (...)
CIDADES

TEATRO POPULAR TERÁ POESIA MUSICADA NO (...)
EVENTOS

ESPAÇO BIERGARTEN FICA LOTADO NO PRIMEIRO (...)
CIDADES

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS E DESFILE (...)
CIDADES

CIDADE RECEBE O “7º PRIDE BÚZIOS” (...)
CIDADES
