Por: PREFEITURA DE NITERÓI

04/08/2022

17:31:27

SEGUNDA EDIÇÃO DO “O ÉPICO EM NÓS” PROMOVE ENCONTRO NESTA QUARTA

Aula colaborativa será ministrada pelo secretário das Culturas de Niterói às 20h, no MAC
SEGUNDA EDIÇÃO DO “O ÉPICO EM NÓS” PROMOVE ENCONTRO NESTA QUARTA
A programação da segunda edição do projeto teatral “O Épico em Nós” desta quarta-feira (3), conta com uma aula colaborativa com o tema “O que é o Teatro Épico?”, às 20h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). O projeto tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico e prático da metodologia épica, que tem como base conceitual o drama narrativo com análise e crítica social. A iniciativa é da Arual Produções, em parceria com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, e atende a 150 alunos. - foto da aula inaugural: Breno Platais

A aula desta quarta será ministrada pelo secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini, que participa de forma voluntária do curso. Santini considera a iniciativa de grande relevância para a cultura da cidade. 

“Niterói tem uma forte vocação para o teatro e um projeto que busca a formação de novos atores com base em saberes sobre o teatro épico é fundamental para a construção crítica do fazer artístico”, destaca.  

Segundo o professor Denilson Graco, um dos coordenadores do projeto, um dos objetivos é “difundir o conhecimento sobre Teatro Épico e sua importância na formação dos artistas, além de  proporcionar vivências em todas as etapas da construção de um espetáculo, da pré-produção à pós-produção, e estimular a imersão do artista da periferia no mercado de trabalho, colaborando com a descentralização de oportunidades.”

Entre os inscritos, há artistas de diversos bairros da cidade, principalmente das periferias. Mais de 50% dos alunos são moradores da Zona Norte e Centro da cidade de Niterói.  O projeto é desenvolvido em três módulos, com um total de 36 encontros, divididos em 12 semanas, totalizando 36 horas de aulas, iniciadas no dia 21 de julho. A última etapa  será em outubro, com uma montagem teatral que vai integrar a programação do 15º Niterói em Cena, o Festival de Teatro de Niterói.

Sobre o projeto – “O Épico em Nós 2” é um projeto de pesquisa, treinamento e montagem de um espetáculo sobre teatro épico. O curso é desenvolvido no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, com participação de trabalhadoras e trabalhadores independentes e/ou que compõem grupos e companhias  que atuam nas periferias da cidade. O curso é ministrado, coordenado e supervisionado por Dárdana Rangel, Denilson Graco e Fábio Fortes, todos artistas com formação acadêmica e ampla participação na cena artística de Niterói. Nesta segunda edição, o projeto prevê  ajuda de custo para os 30 participantes da primeira edição, vagas para novos participantes e contratação de ficha técnica para a produção do espetáculo.


Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...