Por: NAIARA RENTES - ASSESSORA DE IMPRENSA GERÊNCIA DE IMPRENSA E CONTEÚDO (GIM)

21/06/2022

19:25:09

INVERNO NO BRASIL QUE AQUECE O TURISMO

Cidades que têm temperaturas mais baixas são atrações para visitantes aproveitarem a estação fria do ano
INVERNO NO BRASIL QUE AQUECE O TURISMO
Está oficialmente aberta a temporada de retirar os agasalhos do guarda-roupas, vesti-los e pegar a estrada ou voo rumo aos destinos friozinhos do Brasil. Com temperaturas baixas – e alta procura por turismo nas cidades mais geladas – o inverno começa oficialmente no Brasil nesta terça-feira (21) e vem aquecer a economia de cidades que viram atrativos no frio. A temporada é momento ideal para fazer viajar, pois a época coincide com as férias escolares, sendo propício para vivenciar um descanso em família. - Domingos Martins (ES). Crédito: Fernando Madeira/ MTur Destinos

Dados do site de viagens Decolar apontam que as buscas por hospedagens para locais com clima de inverno cresceram 25% apenas na primeira quinzena de maio deste ano, em relação ao mesmo período de abril. Entre os destinos mais procurados estão Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Foz do Iguaçu (PR). A lista traz, ainda, Monte Verde (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Teresópolis (RJ) e Petrópolis (RJ).

Além desses locais, o Brasil possui diversos outros destinos para curtir o clima, a gastronomia e o aconchego da estação gelada. “O Brasil é um país de dimensão continental e esse fator favorece o nosso turismo, pois possibilita ao viajante conhecer os destinos de norte a sul, em todas as épocas do ano. Aproveitar paisagens naturais, os sabores, a tranquilidade e as belezas dos municípios que ficam mais frios nessa época fazem com que os turistas vivenciem experiências únicas”, explica o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Nas cidades de São Joaquim e Urupema, em Santa Catarina, o frio é tão intenso que o turista não precisa sair do Brasil para conhecer a neve. São Joaquim está situada a 1.300 metros de altitude e nessa época do ano, quando a temperatura fica mais amena, caem também os floquinhos de neve. No município é possível apreciar o clima ao ar livre, visitando pomares de maçãs e passeando pelas diversas vinícolas da região.

Já Urupema é conhecida como a Capital Nacional do Frio. A cidade por si só já é um atrativo no inverno e fica ainda mais especial quando o turista conhece a “cascata que congela”, localizada no Morro das Torres, um dos pontos mais altos da região. Em decorrência do frio intenso, as águas da cachoeira chegam a congelar e formam estalactites que encantam os visitantes.

No Sudeste do país está Domingos Martins, localizada no Espírito Santo. Charmosa e aconchegante, a cidade é perfeita para viver um amor em tempo frio, pois já foi eleita a capital romântica do país. Com paisagens montanhosas, ar puro e clima ameno, o município é uma boa opção para quem quer provar deliciosos queijos, cafés e licores. Além disso, entre os meses de junho e julho, os visitantes podem desfrutar dos tradicionais festivais de vinho e de inverno.

Mais acima do mapa estão as cidades do Nordeste conhecidas por serem destinos inusitadamente frios. Guaramiranga, no Ceará, e Gravatá, em Pernambuco, aquecem o turismo da região não com sol e mar, mas com cachecol, luvas e uma bebida bem quentinha.

Guaramiranga é considerada a “suíça cearense” e mantém temperaturas mais baixas durante o inverno. O município é conhecido pela variedade de flores e pela preservação ambiental, além das características históricas em seus monumentos e construções arquitetônicas, deixando um clima ainda mais intimista – a cara do inverno – no ar.

Já Gravatá, em pleno agreste pernambucano, faz parte do Circuito do Frio do estado e atrai turistas pela gastronomia típica da época, com vinhos, queijos e chocolates. O folclore regional também é lembrado em Gravatá e pode ser visto na produção de móveis rústicos e pequenos objetos de decoração, fator que contribui para deixar o ambiente mais aconchegante.

 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...