Por: AGÊNCIA: SSECOM/PMNF - DANIELE EDDIE

21/06/2022

19:09:15

NOVA FRIBURGO MOBILIZA SOCIEDADE PARA O BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

NOVA FRIBURGO MOBILIZA SOCIEDADE PARA O BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ
Representantes da Prefeitura de Nova Friburgo estiveram na Câmara Municipal na noite da última segunda-feira, 20, para participar da primeira audiência pública sobre o bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo, a ser celebrado em 2024. O encontro promovido pelo Centro Cultural Teuto-Friburguense é presidido pelo vereador José Carlos Schuabb e também contou com a presença de outros parlamentares e da sociedade civil. Durante a reunião foram definidas comissões de trabalho para promoção de ações ligadas a data. 


Os alemães são um dos dez povos formadores de Nova Friburgo e tiveram importância determinante para o desenvolvimento da cidade, que hoje detém uma rica herança histórica e cultural que se estende na arquitetura, gastronomia e indústria. De acordo com o presidente do Nova Friburgo Teuto, Edmilson Schneider, esta é a primeira etapa para iniciar os planejamentos visando envolver toda a população friburguense na comemoração do bicentenário da imigração alemã no Brasil. Para isso foram constituídas as comissões de trabalho: Cultura, Educação, Turismo, Esportes, Comunicação e Relações Internacionais.

Participaram da audiência pública os secretários municipais de Cultura, Daniel Figueira; e de Turismo e Marketing, Renan Alves; o subsecretário de Eventos, Junior Tardin; a subsecretária de Comunicação, Daniele Eddie; a cerimonialista Adriana Ribeiro; os assessores das secretarias de Cultura, João Toledo; de Esportes e Lazer, Thayan Carestiato; e da Casa Civil, Paulo Costa, entre outros colaboradores do governo e representantes da sociedade civil, como Igreja Luterana, Conselho de Esportes, historiadores, entre outros. Estiveram presentes também os vereadores Priscila Pitta, Dirceu Tardem, Maicon Queiroz e Max Bill. 

A CHEGADA DOS ALEMÃES A NOVA FRIBURGO

Em 3 de maio de 1824 os primeiros 360 colonos alemães chegaram a Nova Friburgo. Os alemães foram os responsáveis pela implantação da energia elétrica na cidade, instalação das primeiras indústrias e da primeira Igreja Luterana da América Latina, além de demais contribuições para a identidade do município.

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...