Por: VICTOR MACIEL - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

17/01/2022

18:44:00

DESTINOS DE NATUREZA BRASILEIROS TÊM RECORDE DE VISITAÇÃO EM 2021

Parque Estadual do Jalapão (TO) e Bonito (MS) registraram bons números no último ano
DESTINOS DE NATUREZA BRASILEIROS TÊM RECORDE DE VISITAÇÃO EM 2021
Após um ano de retomada gradual das atividades turísticas, alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação em 2021. É o caso do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, que recebeu mais de 55 mil visitantes, o maior número desde 2014. Outro local que apresentou bons índices foi Bonito, em Mato Grosso do Sul. A cidade registrou mais de 205 mil visitantes e teve, em 2021, o seu melhor ano em número de visitações nos atrativos. - Parque Estadual do Jalapão teve o maior número de visitantes dos últimos 7 anos. Crédito: Flávio André/MTur

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a alta procura por destinos de natureza é uma tendência mundial que o Brasil deve aproveitar, visto toda a sua potencialidade. “Nós temos um país com belezas naturais ímpares e com locais para turista nenhum botar defeito. E é para isso que temos trabalhado, destinando ações de promoção e de investimentos para que esses números possam ser cada vez maiores e que, ano após ano, possamos ver esses recordes em nossas unidades naturais”, destacou.

No ano passado, o Ministério do Turismo lançou a campanha promocional “Turismo em Natureza”, que buscava reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças retrataram a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro. Na última semana, outra campanha foi lançada pela Pasta, desta vez, com foco nas ações já desenvolvidas em benefício do setor turístico e que buscam promover um ambiente mais seguro para a retomada das atividades turísticas no país.

Além das campanhas, o Ministério do Turismo vem trabalhando na concessão de parques nacionais e na implementação da RedeTrilhas, iniciativas conjuntas com o Ministério do Meio Ambiente, que garantirão infraestrutura adequada para a visitação turística, de forma sustentável, já que os investimentos e as ações provenientes destas medidas aprimorarão a conservação das unidades do país.

DADOS DO BRASIL – O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os destinos mais procurados, atualmente, para Turismo em Natureza estão: Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Relacionadas