Por: CLAUDIO TARDIN - PRESIDENTE DO CEF

12/01/2022

17:32:51

CENTRO EXCURSIONISTA FRIBURGUENSE FAZ MANIFESTO

"Devemos respeitar as montanhas"
CENTRO EXCURSIONISTA FRIBURGUENSE FAZ MANIFESTO
A prática do Montanhismo no Brasil vem de longos tempos, tendo o primeiro registro no ano de 1817 na pedra do Pão de Açúcar, posteriormente em 1841 a Pedra do Sino, em 1856 uma tentativa de se chegar ao cume do Pico das Agulhas Negras porém frustada (o acesso ao cume ocorreu em 1919), em 1879 o pico do Marumbi. Em 1870 todos os principais cumes alpinos (com neve), já haviam sido escalados. A prática do alpinismo na Europa era mais difundida do que em outros países. Na segunda metade do século XIX é que iniciaram os primeiros registros de subidas em montanhas com finalidade esportiva.
Hoje temos um grande comércio com expedições para altas montanhas e quem quer fazer uma expedição entra num processo de preparação física e conhecimento técnico para ter condições de subir e descer a montanha em segurança, mas sabemos que acidentes podem ocorrer.

Apesar de nossas montanhas não terem gelo, jamais podemos rebaixar o nível de uma montanha.
Um exemplo é o episódio ocorrido no Pico do Marins, onde um coach levou um grupo de 60 pessoas, demonstrando total irresponsabilidade, apesar do mesmo ter contratado guias para a caminhada, os guias erraram também em guiar um grupo tão grande e sem ter uma prévia da previsão do tempo. 


Claudio Tardin

No período de novembro à março sofremos muito com as chuvas, raios e ventos fortes, portanto a prática do Montanhismo nesse período é desaconselhável pelo risco de acidente e por conta da degradação do solo encharcado.

Quando for praticar o Montanhismo, procure um guia realmente capacitado, que tenha conhecimento da trilha, sempre deixe alguém informado de onde está indo, leve quantidade necessária de alimentos e água para tal atividade, no verão procure sempre ver a previsão do tempo, saia cedo para retornar cedo, opte por trilhas com menos de seis horas de duração.

Não ponha a sua vida e a de outros em risco, a montanha não irá sair do lugar.
Respeite a Montanha!



ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...