Por: SAMARA ARAGÃO/LUCAS NEVES - ASCOM SETUR/TURISRIO
02/12/2021
16:53:14
SECRETARIA DE TURISMO E TURISRIO FINALIZAM ROADSHOW DE PROMOÇÃO TURÃSTICA “O RIO CONTINUA LINDO. E PERTO!â€
A
iniciativa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro
(Setur-RJ) e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio),
em parceria com a Fecomércio RJ, a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro
(ABIH-RJ), o grupo Multiplan e Aliansce Sonae contabilizou resultados
expressivos em todas as atividades propostas em seu planejamento.
Ao todo,
cerca de 10 mil pessoas passaram pelos estandes instalados nos shoppings que
participaram da ação. Os expositores eram compostos com a temática de
valorização dos destinos e montados estrategicamente com foco no desejo do
público em viajar para o Rio. No local, os frequentadores assistiam a vÃdeos de
realidade aumentada das cidades fluminenses de forma gratuita e eram
estimulados a explorar as belezas do Estado.
O Rio de
Janeiro foi a cidade que mais recebeu visitantes nos estandes, registrando mais
de 1,5 mil participantes ao longo dos dez dias de exposição. Entre os
interessados, destaque para os de nacionalidade estrangeira como Estados
Unidos, Argentina e Colômbia. Os visitantes de cidades do interior do RJ também
marcaram presença expressiva (Teresópolis, Guapimirim, Armação dos Búzios,
Petrópolis, Nova Friburgo e Angra dos Reis).
Visitantes
das regiões Norte e Nordeste do paÃs estiveram presentes na maioria dos
estandes instalados nas cidades com participantes de Alagoas, Ceará, ParaÃba, Bahia,
PiauÃ, Maranhão e Acre. O Distrito Federal foi o segundo local que mais recebeu
visitas no estande com 1515 registros e, em terceiro lugar, Belo Horizonte com
mais de 1,2 mil. O expositor localizado na capital federal também recebeu
visitantes internacionais como Itália, Rússia e Botswana, além de estados das
regiões Norte e Nordeste do PaÃs (Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão,
Rondônia, Acre, ParaÃba, Ceará, Sergipe e Fortaleza).
O Rio é
de Vocês!
Os
encontros comerciais “O Rio é de vocês" estimularam a geração de negócios
oferecidos pelos fornecedores, que participaram da ação. Na ocasião, hotéis,
agentes de viagens, representantes de municÃpios e de Conventions Bureaux do
Estado do RJ comercializaram e promoveram o produto turÃstico RJ, visando o aumento
do fluxo de viajantes para o verão de 2022. Aproximadamente mil agências de
viagem e uma média de 36 empresas e instituições participaram da ação nas sete
cidades que receberam o projeto.
Encontro Comercial Goiânia
O Rio de
Janeiro foi a cidade com o maior número de fornecedores, registrando a
colaboração de aproximadamente 100 empresas. São Paulo e Belo Horizonte ficaram
em segundo e terceiro lugares, com a colaboração de 49 e 30 empresas,
respectivamente.
Gustavo
Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, explica que o
objetivo foi promover os atrativos turÃsticos do RJ e movimentar a vinda de
turistas para o inÃcio de 2022.
– A
campanha contou com quatro pilares. Ao mesmo tempo em que fizemos as ações
direcionadas ao público final, como estandes em shoppings, promovemos também os
encontros comerciais para aproximar os prestadores de serviços turÃsticos do
Rio aos compradores dos mercados emissores, facilitando a concretização de
negócios. O show do cantor Diogo Nogueira foi um sucesso extraordinário, em
todas as cidades, com muita repercussão positiva para o nosso Estado – explica
o secretário.
O
presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do MunicÃpio (Hotéis Rio) e
Conselheiro da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, ressalta a importância do alinhamento de
ações para a retomada.
–
A hotelaria do nosso estado sempre foi protagonista em ações de promoção e
captação de turistas. Esse alinhamento com os demais setores produtivos que se
relacionam com o turismo e a interlocução com os principais mercados emissores
é fundamental para o setor. Este é o segredo de tamanho sucesso da campanha. O
Rio está pronto para a retomada e essas ações são prova da capacidade e do
comprometimento e parceria do empresariado fluminense com o poder público –
ressalta Alfredo.
Vander
Giordano, Vice-Presidente Institucional da Multiplan, destaca a importância da
campanha para o fortalecimento da economia e geração de empregos.
–
Temos orgulho de poder contribuir com essa iniciativa tão importante para o
estado e a cidade. O comércio e os shopping centers atuam lado a lado com o
setor de turismo para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, com objetivo de
fortalecer a economia e promover o crescimento, com geração de empregos.
Acreditamos no Rio e acabamos de inaugurar o Park Jacarepaguá, quinto shopping
da Multiplan na cidade – aponta Vander Giordano.
Sucesso
de Público
O show
para convidados do cantor Diogo Nogueira, parte das ações estratégicas da
campanha, levou aproximadamente 7,5 mil pessoas, no total, aos espaços onde
aconteceram as apresentações. O Distrito Federal foi a cidade com o maior
número de espectadores com 1,4 mil, seguidos de Rio de Janeiro e São Paulo,
ambos com aproximadamente 1,2 mil pessoas participantes.
Durante
as exibições, foi respeitada a redução da capacidade máxima dos locais de
apresentação, uso obrigatório de máscaras, álcool 70% e apresentação
obrigatória dos comprovantes de vacinação, contendo as duas doses da vacina, na
entrada dos eventos. Além das sete cidades, o show também teve uma edição
dentro das atividades da Setur-RJ no 33º Festival Internacional de Turismo de
Gramado (Festuris).
Na
ocasião, a produção trouxe um cenário de valorização e referências de pontos
turÃsticos da cidade do Rio e suas regiões, além de oferecer um repertório de
músicas que representavam a alegria dos cariocas e os atrativos das cidades
fluminenses. O show também teve ampla repercussão na imprensa de todo o
PaÃs, além das redes sociais com significativa participação de influenciadores
digitais e artistas.