Por: CLARIMUNDO FLÔRES

01/12/2021

12:11:06

PROJETO COLETA ÓLEO DE COZINHA EM CONDOMÍNIOS PARA RECICLAGEM

PROJETO COLETA ÓLEO DE COZINHA EM CONDOMÍNIOS PARA RECICLAGEM
Um dos principais vilões dos encanamentos, o óleo de cozinha pode, quando coletado corretamente, se transformar num ativo ambiental dos condomínios. Segundo o coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, muitos síndicos vêm incentivando os moradores a fazerem coleta mais responsável desse material para que seja entregue a empresas especializadas nesse tipo de reciclagem. Alguns condomínios, em troca, recebem produtos de limpeza, que podem ser distribuídos entre os moradores ou utilizados na manutenção dos edifícios.

Seu imóvel dos sonhos pode estar aqui

- Para iniciar a campanha, o síndico deve orientar o morador a guardar o óleo usado em garrafa pet que, quando cheia, deve ser entregue à administração, que se responsabiliza pelo repassa à empresa de reciclagem -, explica Gouveia.

A empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental, parceira da Cipa nesse tipo de projeto, já coletou, desde 2008, 60 mil litros de óleo somente em condomínios. O produto reciclado é utilizado na fabricação de sabão pastoso, que contém tensoativo biodegradável.

O condomínio do Edifício Arcádia, localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, adotou a coleta sustentável e vem colhendo bons frutos com a iniciativa.

- O próprio morador deposita o óleo no coletor. Os produtos que recebemos em troca doamos a uma instituição de caridade - revela o síndico Chen Li Cheng.

Para o coordenador da Cipa Síndica, essa é uma ação importante por envolver os moradores num projeto comum a todos, criando maior interação entre os condôminos.

- Além disso, os condomínios passam a contribuir com uma causa global, diminuindo a agressão ao meio ambiente, e a evitar o desgaste do encanamento pelo excesso de óleo de cozinha nas tubulações. É algo em que todos saem ganhando de forma bastante evidente - detalha Gouveia

imovel card correta
JUNIOR AZEVEDO GESTÃO IMOBILIÁRIA
ÂNGELO SILVEIRA - IMÓVEIS

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...