Por: AYRTON DIAS

25/11/2021

09:43:22

NOVA FRIBURGO: A CIDADE QUE “ABRAÇA O TURISTA”

NOVA FRIBURGO: A CIDADE QUE “ABRAÇA O TURISTA”
Renan da Silva Alves, 36 anos, nascido em Nova Friburgo, Técnico em Comunicação e Marketing, com 12 anos de experiência em Gestão e Liderança de Equipes é o novo Secretário de Turismo. Ele assumiu a pasta no início do mês de outubro de 2021 e tem muitos desafios pela frente. - Foto: Rafael Barboza


Para saber da atual situação do setor do turismo na cidade obtivemos a seguinte entrevista:    

Quais os principais projetos do governo municipal para o turismo?

- Dentro do contexto de projetos temos: a promoção sobretudo da integração entre os atrativos turísticos e o desenvolvimento do calendário anual de eventos. A criação de projetos interligados com outras secretárias e instituições que visam incentivar a educação para o turismo com o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre a importância da atividade turística para o município, potencializando o sentimento de pertencimento, resultará em preservação e valorização dos atrativos, da história e da cultura local. Vamos trabalhar o conceito de cidade que “Abraça o Turista”, por meio da hospitalidade e através de projetos de capacitação do trade, visando habilitar os profissionais envolvidos no mercado para receber ainda melhor o turista. Vamos atuar na divulgação do município em âmbito estadual e nacional, levando Nova Friburgo para feiras, eventos, e outros meios de promoção de destinos turísticos.

O turismo ligado a natureza precisa de um ordenamento. Existem ações previstas para o uso sustentável dos nossos atrativos naturais?

- Entendemos a importância do ordenamento da atividade. Ações em parceria com as demais secretarias para o desenvolvimento de campanhas de ações de preservação e manutenção dos atrativos naturais estão em nosso planejamento.

O município conta com a possibilidade de desenvolver vários segmentos turísticos. Atualmente, qual segmento atrai mais turistas e visitantes?

- Nova Friburgo é uma cidade que embora carregue o título de “Suíça Brasileira” é muito mais do que isso, vale lembrar que somos a única cidade do país colonizada por 10 nações. O potencial turístico do município é plural. Dentro do plano de gestão temos como objetivo explorar e compartilhar essa pluralidade de opções que o turista pode desfrutar em nossa linda cidade. Turismo de compras, ecoturismo, turismo gastronômico, turismo de experiências, essas são algumas das potencialidades do município. Estamos avançando para um período pós-pandemia, e como resultado do isolamento, acompanhamos a mudança de comportamento dos turistas, onde, no contexto de viagens mais curtas e destinos mais próximos dos grandes centros emissores, temos Nova Friburgo num cenário promissor. Observamos que os atrativos naturais têm muita expressividade, além do turismo rural, evidenciado pelo distrito de Amparo, por exemplo, o qual tivemos o prazer de visitar os empreendimentos que estão se desenvolvendo, como cachaçarias, produção de doces artesanais e outros; além dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra que sempre foram muito procurados, os quais permanecem sendo também uma das principais escolhas dos turistas que nos visitam. Além do turismo de compras evidenciado pelos polos de moda íntima nos bairros de Olaria e Ponte da Saudade

Em função da sua extensa cadeia produtiva, o turismo pode ganhar protagonismo na retomada econômica no período pós-pandemia?

- Com certeza! Nova Friburgo tem diversos equipamentos turísticos. De acordo com dados do Cadastur, o município dispõe de 311 prestadores cadastrados, os quais são distribuídos em meios de hospedagem, organizadores de eventos, guias de turismo, empresas de infraestrutura de apoio para eventos, restaurantes, bares e similares, dentre outras atividades. Com isso, na retomada da atividade, temos expectativa de um maior número de turistas circulando em nosso município e o reaquecimento das vagas de emprego para o setor. Acreditamos firmemente no turismo como uma atividade que somará significativamente como gerador de recursos para o município.

O carnaval continua sendo o evento mais importante do turismo municipal?

- O carnaval de Nova Friburgo é um evento tradicional, e é muito mais que um evento. Sabemos que o Carnaval não envolve apenas os 5 dias de folia, trata-se do resultado de um ano inteiro de envolvimento da comunidade através das agremiações. Enquanto expressão cultural, o carnaval também tem grande representatividade, por isso, não deixamos de olhar de forma especial para o evento, que sim, movimenta expressivamente a economia do município.

Alguma mensagem?

- Temos um propósito, uma missão, e ciente dessa causa nobre que é colaborar para o renascimento do turismo enquanto servidores públicos, por meio da Secretaria de Turismo e Marketing de Nova Friburgo, estamos engajados em desenvolver nossas ações através do fortalecimento das raízes, do enaltecimento do que o município tem de melhor. Nós temos atrativos encantadores, e singulares, mas também temos um povo único, e com toda essa riqueza acreditamos firmemente que seremos essa cidade que abraça o turista, uma terra viva, uma jornada de experiência do turista inesquecível. Com gentileza, criatividade, inovação e amor pela cidade, acreditamos em dias melhores. 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
VALE A PENA VER DE NOVO: BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
A Observação de Aves (Birdwatching) estimula uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de...