CHICO VELLOZO
CHICO VELLOZO
O botafoguense e torcedor da Portela, Chico Vellozo é formado em erros e acertos da vida e um grande observador do cotidiano. exitodias2@gmail.com

Por: CHICO VELLOZO

16/05/2022

09:05:40

A PUREZA DA RESPOSTA

A PUREZA DA RESPOSTA
Em uma letra inspiradíssima o saudoso Gonzaguinha, ilustre compositor e cantor, verbaliza em O Que É, O Que É, Meu Irmão sua reflexão sobre a vida, externando toda sua alma poética. Nessa bela canção ele apresenta sua opção circunstancial para encarar a vida, simplificando ao nível da inocência infantil o entendimento desse átimo de tempo dentro da eternidade, que é nossa experiência humana: O artista referenciou uma geração através da busca pela felicidade e assumiu a condição de quem constantemente busca o conhecimento, mas sempre com muita alegria: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar, e cantar, e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz.”

Encarar a vida com otimismo sem se colocar na posição de vítima, foi outra mensagem positiva. Deixou claro que momentos difíceis acontecem, mas a esperança por melhores dias deve prevalecer sempre: “Ah, meu Deus! Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será! Mas isso não impede que eu repita é bonita, é bonita e é bonita”. Em sua busca pelo entendimento do sentido da existência ele foi profundo: "E a vida, e a vida o que é? Diga lá, meu irmão. Ela é a batida de um coração. Ela é uma doce ilusão. E a vida, ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é, meu irmão?”.

Em busca pela própria essência dimensionou - através de profunda espiritualidade – a duração de sua experiência mundana: “Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo, é uma gota, é um tempo que nem dá um segundo. Há quem fale que é um divino mistério profundo, é o sopro do criador numa atitude repleta de amor.”. Envolveu-se intensamente com questões fundamentais procurando respostas e se deparou com entendimentos diversos: : “Você diz que é luta e prazer, ele diz que a vida é viver, ela diz que melhor é morrer, pois amada não é e o verbo é sofrer.”.

Em meio a uma profusão de anseios, percebeu que cabe a cada um de nós assumir os próprios rumos: “Eu só sei que confio na moça e na moça eu ponho a força da fé. Somos nós que fazemos a vida como der, ou puder, ou quiser. Sempre desejada, por mais que esteja errada, ninguém quer a morte, só saúde e sorte". O sentido da vida ficou fora do alcance do poeta que, apesar de almejar sua descoberta através de complexa análise, preferiu se entregar a uma concepção banal e buscar o simples prazer de viver: “E a pergunta roda e a cabeça agita, eu fico com a pureza da resposta das crianças é a vida, é bonita e é bonita.“ . Pra mim bastou esse belo ensinamento: a vida é para ser vivida e não entendida, principalmente em tempos tão difíceis!

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...