Por: AMANDA COSTA - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

24/10/2021

19:04:31

MTUR E IFB INICIAM PREPARATIVOS PARA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO GASTRONÔMICO

Nesta semana, equipe visitou a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, que sediará o evento no próximo ano
MTUR E IFB INICIAM PREPARATIVOS PARA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO GASTRONÔMICO
Paraty deve sediar o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico. Crédito: Divulgação MTur

Ao longo desta semana, uma equipe do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”, parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB), esteve em Paraty, no Rio de Janeiro, para iniciar os preparativos para o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico. O evento deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano e reunirá autoridades e profissionais que atuam no setor de turismo, chefes de cozinha e personalidades da gastronomia mundial.

Durante a estadia em Paraty, a equipe do projeto se reuniu com representantes das secretarias de turismo e cultura, Iphan, representantes da cidade criativa da gastronomia, polo gastronômico e Convention & Visitors Bureau. Segundo a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, que integrou a comitiva, o objetivo foi estreitar relações.

“Esta foi uma visita técnica para que possamos nos aproximar dos gestores e trade turísticos local, estreitando parcerias com os órgãos e instituições municipais para que possamos organizar da melhor forma possível o nosso primeiro encontro internacional de turismo gastronômico”, explica Facuri.

Além das reuniões, a comitiva visitou atrativos como o Quilombo do Campinho, a Casa de Farinha e o Centro Histórico de Paraty, acompanhados da secretária Adjunta de Turismo, Sandra Barros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça que o turismo gastronômico tem motivado cada vez mais viagens e atraído a atenção de países ao redor do mundo. “A gastronomia brasileira é uma das apostas para a retomada do turismo no período pós-pandemia. Somos um país com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacarmos no cenário mundial e é para isso que temos trabalhado, unindo esforços com outros atores e elaborando projetos que consigam transformar todo esse potencial em realidade”, comenta.

O PROJETO - De forma a impulsionar o turismo gastronômico no país, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil (IFB) firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O Ministério do Turismo também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.

TURISMO GASTRONÔMICO - Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Brasil também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.

 


 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
VALE A PENA VER DE NOVO: BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
A Observação de Aves (Birdwatching) estimula uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de...