Por: SAMARA ARAGÃO/LUCAS NEVES - ASCOM SETUR/TURISRIO
24/10/2021
18:56:27
“O RIO CONTINUA LINDO. E PERTO!†DESEMBARCA EM BELO HORIZONTE E CAMPINAS
Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro,
explica que o objetivo é promover os atrativos turÃsticos do RJ e movimentar a vinda de
turistas para o verão de 2022.
- A campanha conta com quatro pilares. Ao mesmo tempo em que fazemos
ações direcionadas ao público final, como estandes em shoppings, promovemos
encontros comerciais para aproximar os prestadores de serviços turÃsticos do
Rio aos compradores dos mercados emissores, facilitando a concretização de
negócios. Temos ainda um show com o cantor Diogo Nogueira, que apresenta um
pouco da cultura do Estado e uma campanha publicitária que mostra a diversidade
de atrativos das cidades do interior do RJ.
Os estandes, que são montados nos shoppings das cidades visitadas,
pretendem aumentar o desejo do público de viajar para o Rio. No local, os
frequentadores podem vivenciar uma experiência diferente: assistir vÃdeos de
realidade aumentada do Rio de Janeiro. A intenção é proporcionar um passeio
lúdico, onde o futuro turista possa sentir o prazer de estar em uma das cidades
fluminenses apresentadas no filme e que decida dessa forma escolher o RJ como
seu próximo destino de viagem.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior,
ressalta que o turismo é uma das molas propulsoras da recuperação do Rio.
- Poucos estados possuem uma infraestrutura de aeroportos, hotéis,
serviços, além de atrativos naturais, como o Rio de Janeiro. O projeto "O
Rio continua lindo. E perto!" visa apresentar melhor esses atributos ao
mercado interno, nosso primeiro e talvez mais importante público. Com o aumento
do número de vacinados com as duas doses, a busca por viagens é cada vez maior.
A campanha visa fortalecer as viagens internas e recuperar o papel de
protagonismo do Rio de Janeiro no turismo nacional. O perÃodo de férias se
aproxima e estamos preparados para receber os visitantes, com segurança e todo
o encanto do Rio.
Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan, ressaltou a
satisfação em poder abrir as portas dos shoppings para contribuir com o
desenvolvimento do turismo.
- Assim como o comércio e os shopping centers, o setor é uma das
vocações do Rio e ajuda a movimentar a economia e promover o crescimento
econômico e social. A Multiplan é uma empresa fundada no Rio e tem orgulho de
gerar mais de 20 mil empregos diretos aqui. Continuamos investindo na cidade
com a construção do Park Jacarepaguá, nosso 20º shopping, que será inaugurado
em novembro. É o único projeto no Rio que vai gerar 4 mil empregos diretos em
um mesmo local.
Encontro “O Rio é de Vocêsâ€
Nos encontros comerciais, denominados “O Rio é de vocês", a troca
de informações entre os envolvidos favorece a compra de pacotes promocionais
oferecidos pelos participantes do evento. Na ocasião, hotéis, agentes de viagens,
representantes de municÃpios e de Conventions Bureau do Estado comercializam o
produto turÃstico RJ. No show do Diogo Nogueira, o cenário e todo o
repertório são direcionados ao Rio de Janeiro.
Aliada a essas ações, uma grande campanha publicitária, com o objetivo
de promover os 92 destinos turÃsticos do Estado, é veiculada. A ideia é, além
de apresentar a diversidade do interior fluminense, mostrar que o Estado do Rio
de Janeiro é seguro e segue os protocolos do Turismo Consciente RJ. “O Rio Continua
Lindo. E perto!â€, que já esteve na Capital do Rio e em Ribeirão Preto, vai
estar ainda na capital de São Paulo e em Campinas, Belo Horizonte, BrasÃlia e
Goiânia.
Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do
MunicÃpio e Conselheiro da ABIH-RJ lembra que a hotelaria carioca sempre teve
um protagonismo muito grande em ações de promoção e captação dos turistas.
- Temos o parque hoteleiro mais moderno do paÃs, com hotéis de todas as
categorias, que atendem os mais diferentes perfis de público e estão
localizados entre pontos turÃsticos mundialmente famosos. Esse alinhamento com
os demais setores produtivos que se relacionam com o turismo é fundamental para
o setor. O Rio está pronto para a retomada!
Mais de 3 mil pessoas conheceram os estandes
A primeira etapa da campanha “O Rio Continua Lindo. E Perto!â€, realizada
na capital do Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto, em São Paulo, foi um sucesso.
De acordo com as equipes que estavam nos shoppings, ao longo dos dez dias da
ação, mais de 3 mil pessoas conheceram os estandes instalados nos shoppings das
duas cidades. No estande do BarraShopping, localizado na capital do Rio de
Janeiro, foi constatado que a maioria dos visitantes era da cidade, mas que o
local foi visitado por moradores de vários municÃpios do Estado, como
Teresópolis, Armação dos Búzios, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Guapimirim e
Petrópolis. A ação promocional também recebeu visitantes dos estados de Minas
Gerais, São Paulo, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, ParaÃba, Bahia,
PiauÃ, Maranhão, Acre e Porto Alegre. Já em relação ao público do exterior, o
estande recebeu pessoas da Argentina, Colômbia e Estados Unidos.
Encontro Comercial Othon Palace - Foto Flávio Cabral
Já em Ribeirão Preto, além de moradores locais, visitantes de São Paulo,
Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas e Ceará. Importante ressaltar que a
maioria das pessoas que foi ao estande de Ribeirão Preto já conhecia o Rio de
Janeiro e disse visitar o destino com frequência. O restante das pessoas
relatou o desejo de conhecer.
Belo Horizonte e Campinas
Ação com estande nos shoppings
Data: 22 a 31 de outubro
Belo Horizonte: BH Shopping
Campinas (SP): Parque Dom Pedro
Encontro comercial
Belo Horizonte
Data: 29 de
outubro, das 14h às 19h
Local: Novo Hotel
BH Savassi
Campinas
Data: 28 de
outubro, das 14h às 19h
Local: Expo Dom
Pedro
Diogo Nogueira - Foto: Flávio Cabral
Apresentação do projeto com show do Diogo Nogueira
Belo Horizonte
Data: 29 de outubro
Local: Palácio das
Artes
Campinas
Data: 28 de outubro
Local: Expo Dom
Pedro