Por: AYRTON DIAS

05/10/2021

19:15:48

TURISMO GASTRONÔMICO – É PRECISO INVESTIR NESSE SEGMENTO

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo.
TURISMO GASTRONÔMICO – É PRECISO INVESTIR NESSE SEGMENTO
No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional) - A.30ª BauernFest bateu todos os recordes - Foto: Turispetro

A gastronomia ainda não é um fator determinante para a maioria dos turistas na hora de optar por um destino, mas a tendência é de que ela passe a interferir mais intensamente no processo de escolha. O turista gastronômico é motivado a conhecer a cultura local através da comida e  acaba se envolvendo na história e cultura das comunidades fazendo uma verdadeira viagem pelo conhecimento.


O Restaurante Suíço/Alemão Bräun&Bräun está integrado ao MuryShopping que reproduz a arquitetura de uma charmosa vila europeia. Segundo Jorge Bräuniger, proprietário do estabelecimento, "friburguenses e turistas constantemente tiram fotos para álbuns de casamentos e alguns chegam até a fazer pedidos de casamento no nosso espaço". Foto: Êxito Rio

Segundo Danio Braga , um verdadeiro ícone da gastronomia nacional, já faz tempo que a comida regional brasileira atrai turistas de várias partes do mundo. Para ele todas as regiões, através dos seus pratos típicos,  oferecem atrativos muito especiais e repletos de particularidades, sendo o Turismo Gastronômico uma maneira gostosa e lúdica de se entender um povo.

UMA SABOROSA VIAGEM PELA SERRA&MAR

Em Nova Friburgo a influência de uma dezena de nações colonizadoras deixou um importante legado para a cultura do município. Pratos como a fondue e raclete estão diretamente ligados a colonização helvética, já os embutidos, defumados e a cultura cervejeira passaram a fazer parte do cardápio local em função da influência germânica. 


O Eisbein (joelho de porco) é uma das principais atrações do Restaurante Bräun&Bräun - Foto: Êxito Rio

Já os Sushis, sashimis e yakisobas, também incorporados a dieta dos friburguenses, remetem a cultura nipônica. Além da contribuição dessas nações, não podemos deixar de registrar a fundamental participação de portugueses, espanhóis, italianos, húngaros, austríacos, pan-africanos e libaneses, não só no desenvolvimento do município como também na formação de uma cesta de saborosas ofertas gastronômicas.


No Restaurante Viva Rô uma tradicional receita austríaca atrai exigentes comensais para saborear o delicioso presunto da família Riedmann - Foto Êxito Rio

O mais interessante é que foi justamente através da integração de várias culturas que surgiu o principal atrativo da região: as famosas receitas à base de truta. A conhecida criatividade dos chef’s friburguenses advém da grande variedade de influências, originando pratos únicos que valorizam ainda mais o delicado sabor do famoso pescado. 

Nova Friburgo detém o pioneirismo na produção da truta arco-íris. Os primeiros alevinos foram trazidos da Dinamarca pelo casal Horst e Elisabeth Garlipp para atender a demanda de hóspedes estrangeiros do antigo Hotel Fazenda São João que queriam pratos com receitas á base de truta. - No detalhe: Filé de truta defumada ao molho bechamel com amêndoas e batata corada do Restaurante Truta & Boa Cia.

BÚZIOS E SUA GASTRONOMIA INTERNACIONAL 

A tradição buziana em proporcionar boas sensações à mesa é antiga! Por ser um destino turístico verdadeiramente cosmopolita, as múltiplas influências estrangeiras deram origem a um variado cardápio das melhores culinárias do mundo em um elevado padrão gastronômico, tendo como principais atrativos peixes e camarões frescos que protagonizam receitas elaboradas por chef’s altamente qualificados. 

A Chef Sonia Persiani,  que está à frente do tradicional Restaurante Cigalon, é uma das responsáveis pelo alto padrão gastronômico do famoso balneário 

Em Búzios é cada vez mais comum as pessoas fazerem reservas em restaurantes famosos antes mesmo de chegar ao município, o que caracteriza a grande importância da gastronomia local para o turismo. 

NITERÓI, OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

Com suas inúmeras opções que passam pela cozinha internacional, churrascarias, restaurantes sofisticados e diversificados, pizzarias, bistrôs, padarias e lanchonetes tradicionais, cafeterias, casas de bolo, doces, sorvetes e chocolates, além de inúmeros bares e botecos com petiscos e drinks variados, em Niterói o que não faltam são opções. Existem diferentes polos de Gastronomia na Cidade, dentre eles: Ponta D`Areia, com o Mercado de Peixe;  Rua Nóbrega (bairro de Icaraí); ao longo da Praia de São Francisco; Jurujuba, e o da Região Oceânica.


Além das especialíssimas receitas à base de peixes e frutos do mar, o restaurante Bicho Papão conta também com localização privilegiada no aprazível bairro de Jurujuba - "Oferecemos um verdadeiro desfile de cores e sabores em uma das mais bonitas vistas da Baia de Guanabara" - Henrique Brito Fernandes (proprietário). Foto: Êxito Rio  

A proximidade com a capital, que durante muito tempo ofuscou os encantos da Cidade Sorriso, hoje é uma grande vantagem competitiva. Atualmente turistas e visitantes, não só da cidade do Rio de Janeiro como também de toda região metropolitana, são frequentadores assíduos dos bares e restaurantes niteroienses e estão movimentando - mais do que nunca - a economia da cidade. 


FESTIVAIS GASTRONÔMICOS

Na Costa do Sol a realização do Festival Gastronômico de Búzios fora da alta temporada dinamiza há alguns anos a economia do famoso balneário. Com grande concentração de bons restaurantes, Búzios realmente se destaca no cenário nacional da gastronomia e o já tradicional Festival é um bom exemplo disso! 

Pratos da alta gastronomia a preços mais acessíveis atraem um grande fluxo turístico durante a charmosa "melhor temporada" - Foto: Êxito Rio

Durante o Festival, receitas gourmet’s são comercializadas em porções de degustação por preços mais acessíveis atraindo um grande fluxo de pessoas e possibilitando uma experiência sensorial única a buzianos, turistas e visitantes.


O Festival da Sardinha é a mais recente atração do calendário turístico buziano

Em Cabo Frio, a 7º edição do Festival Sabores de Cabo Frio, realizada recentemente, contou com a participação de cerca de 60 restaurantes e mostrou sua pujança mesmo em tempos de pandemia.


O Festival Gastronômico de Cabo Frio se consolidou como um dos principais produtos turísticos do interior do estado - Foto: Restaurante Portoveleiro - Leandro Oliveira

Na Região Serrana, o Festival de Truta de Nova Friburgo consolida-se como um evento dinamizador do turismo local beneficiando toda a cadeia produtiva do setor e mobilizando as principais instituições da cidade. Credita-se o hábito do consumo da famosa iguaria em restaurantes às realizações dos festivais de trutas friburguense. 


Uma das históricas "foto dos chefs" durante a realização da 5ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo - Foto: Regina Lo-Bianco

Em Petrópolis, na última edição realizada antes da pandemia, a 30ª Bauernfest bateu recordes de público e movimentação na economia da cidade. Recebendo mais de 450 mil pessoas, com um fluxo de R$ 55 milhões. Hotéis e pousadas também comemoraram a ocupação, que ultrapassou os 90% em todos os fins de semana no Centro Histórico e arredores. No comércio, como da Rua Teresa, algumas lojas chegaram a faturar um aumento de 35% nas vendas.


Turistas de todo país aproveitaram intensamente toda programação da festa e muitos chegaram nos mais de 1.500 ônibus e vans de excursão – maior número já recebido durante um evento da cidade. - Foto: Turispetro

Enfim, atuando de maneira sustentável, a poderosa indústria do turismo contribui para a felicidade não só de turistas e visitantes como também das comunidades dos destinos turísticos.  Com enorme potencial transformador, esse próspero setor será um importante vetor para acelerar o processo de recuperação no período pós-pandemia e o Turismo Gastronômico será um segmento fundamental que possibilitará a retomada do desenvolvimento econômico e social, gerando também emprego e renda para a população.  


 

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...