Por: PAULA WINTER
16/04/2025
16:05:35
CULTURA INDÍGENA GANHA ESPAÇO NA EXPOSIÇÃO “NATIVA” EM NOVA FRIBURGO

Maria do Perpétuo Socorro Arara (Dona Peta) e Edson Junior dos Passos Melo Arara (Esteban) são da Aldeia Itkoum, uma das comunidades que integram a Terra Indígena Arara da Volta Grande do Xingu, localizada no município de Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará.
Ambos expõem suas obras em uma das salas da mostra “NATIVA – arte, natureza e sociedade”, primeira exposição do ano do projeto liderado por Wilton Neves e com curadoria dos artistas Mário Moreira, Tiago Vianna e Mario Massena.
Lançada em 14 de março de 2025, a exposição gratuita acontece na Usina Cultural Energisa e exibe ainda as obras das artistas Sofia Seda e Clarice Rocha Goulart. NATIVA convida à imersão em ambientes temáticos, com obras de diferentes abordagens, proporcionando uma experiência sensorial por meio de instalações artísticas, lúdicas e provocativas. A proposta é envolver o público em um diálogo entre a arte, a natureza e a sociedade contemporânea.
Arte como resistência
O artesanato do povo Arara da Volta Grande do Xingu é uma expressão rica e profunda da cultura indígena. Por meio de técnicas tradicionais, são produzidas peças únicas que refletem a identidade, os saberes e a espiritualidade desse povo. A arte é não apenas uma ferramenta de subsistência, mas também um instrumento de valorização cultural e resistência.
A Terra Indígena Arara está inserida em um contexto de constante tensão envolvendo conflitos fundiários com ruralistas, fazendeiros e grileiros. Além disso, a região tem sido afetada por grandes empreendimentos e o interesse de empresas, o que tem gerado impactos diretos às comunidades indígenas.
A exposição “NATIVA – arte, natureza e sociedade” fica em cartaz até 24 de maio de 2025, com visitação gratuita de terça a sábado, das 13h às 20h, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro, Nova Friburgo).
OBS: excepcionalmente nesta Sexta-feira Santa, 18/04, o espaço estará fechado. Acompanhe o projeto e suas atividades gratuitas em @projeto.resistencia.
Sobre o Projeto Resistência Artística
O Projeto Resistência Artística tem como base a arte-educação como ação transformadora, coletiva e acessível. Acredita na arte como linguagem de expressão e campo de conhecimento, oferecendo um espaço democrático de criação e aproveitamento artístico.
Em sua terceira edição, o projeto realiza três exposições ao longo do ano na Usina Cultural Energisa, reunindo um coletivo de artistas em uma proposta de intercâmbio entre trajetórias e territórios, com destaque para talentos locais e nomes reconhecidos no cenário nacional e internacional.
Até o final do segundo ano do projeto, mais de 43 mil pessoas visitaram as exposições promovidas.
O Resistência Artística é uma realização da WN Recursos, com apoio do Instituto Energisa, Lubavas e Prefeitura de Nova Friburgo, e patrocínio da Energisa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
@sececrj @institutoenergisa @energisa @usinaculturalnf #SececRJ #CulturaPresenteRJ
TURISMO

Ações do Governo do Estado estimulam (...)
CIDADES

TERESÓPOLIS PROMOVE 1º ENCONTRO DE TRADE (...)
CIDADES

RIO DAS OSTRAS LANÇA CALENDÁRIO OFICIAL DE (...)
CIDADES

FESTIVAL ‘TEEN KIDS’ LEVA JOVENS (...)
CIDADES

QUARTA EDIÇÃO DO MISTER BÚZIOS REÚNE (...)
CIDADES
