Por: AYRTON DIAS

19/07/2021

16:27:27

PICO DA CALEDÔNIA – UMA JOIA DO ECOTURISMO

O paraíso dos observadores de aves está reaberto a visitação
PICO DA CALEDÔNIA – UMA JOIA DO ECOTURISMO
O Pico da Caledônia, com seus 2.257 metros de altitude, é considerado uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo. Situado entre os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu e parte integrante do Parque Estadual dos Três Picos é um dos picos culminantes da Serra do Mar. Com vista privilegiada da região, o local é simplesmente encantador. - Pedra Coração de Boi, no alto do cume de 2257 metros, tendo ao fundo o maciço dos Três Picos - Fotos: Êxito Rio

 Além disso, o Pico da Caledônia tem importância estratégica por abrigar, em função da sua altitude, diversas torres e antenas que auxiliam na transmissão de dados em Friburgo e no interior do estado, Uma pane geral nesse sistema afeta intensamente a prestação de serviços de operadoras de telefonia e o bom funcionamento de repetidoras de várias instituições, notadamente da Petrobras, empresa que gerencia o acesso de pessoas ao local.


A visitação está liberada de terça-feira a domingo das 7 à 15 horas, obedecendo protocolos de distanciamento social e acesso permitido para no máximo 20 pessoas por vez


O acesso ao cume é feito através de um escadaria com mais de 600 degraus

Proibida em função da pandemia, a visitação turística foi recentemente liberada, justamente no período frio que tradicionalmente atrai friburguenses, turistas e visitantes que curtem o belíssimo visual e as baixas temperaturas. Segundo o Guia de Turismo Paulo Braga Júnior (Juninho), pessoas de várias partes do país e até do exterior tem como destino Nova Friburgo e contratam seus serviços que incluem transporte e guiamento especializado para desfrutar das belezas da Região da Caledônia.


Juninho é Guia de Turismo especializado na Região do Caledônia

Pouca gente sabe que Nova Friburgo é um dos destinos mais importantes para a prática da observação de aves (Birdwatching). Além do clima, segurança e mata atlântica bem preservada, a cidade conta ainda com espécies endêmicas raríssimas, principalmente, na Região do Caledônia, onde habita a tijuca condita, a famosa saudade-de-asa-cinza sonho de consumo de inúmeros birdwatchers ingleses, japoneses e americanos, que investem numa longa viagem exclusivamente para obter um lifer (registro) ou um ângulo novo dessa cobiçada espécie. É bom destacar que a observação de aves é um ótimo caminho para a preservação ambiental.

 Esse Lifer da tijuca condita, saudade-de-asa-cinza,  sonho de consumo de inúmeros estrangeiros, faz parte do acervo da fotógrafa friburguense Ana Gadini, que é a detentora do maior número de registros de espécies na cidade.

Os birdwatchers são pessoas extremamente sensíveis a manutenção da vida e atuam constantemente nesse sentido, contribuindo não só para a ciência como também para a sociedade com seu belo exemplo de sustentabilidade. Atualmente, a observação de aves contempla o viés econômico- através de uma modalidade de turismo de baixíssimo impacto, contribui para a educação social e, principalmente, para que o meio ambiente tenha um futuro melhor, pois para eles o que realmente importa é encontrar com esses pequenos animais livres, felizes e cantando para, apenas, registrar esses belos momentos!

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)