Por: VICTOR VIANA

07/06/2021

13:18:17

MÊS DO MEIO AMBIENTE E A MATA ATLÂNTICA PRESERVADA EM BÚZIOS

Investindo para preservar um paraíso na Região dos Lagos
MÊS DO MEIO AMBIENTE E A MATA ATLÂNTICA PRESERVADA EM BÚZIOS
União entre instituto ecológico e associação de moradores visa tornar localidade cercada pela APA do Pau Brasil no primeiro bairro ecológico de Búzios

A ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e Associação Civil Village Praia das Caravelas (ACVPC), com apoio do Hotel Apa Pau Brasil, tem o objetivo de colaborar na criação do primeiro bairro ecológico de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O local tem uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (ETERS) com reutilização de água tratada do interior fluminense e a primeira da região.


A ETERS fica localizada na Praia das Caravelas, onde funciona o empreendimento voltado para o turismo ecológico, de mesmo nome, implantado em 1980, que é composto por três residenciais e o hotel, formando uma comunidade de cerca de 170 casas, todos ligados a estação de tratamento, em busca constante de adequação a uma ocupação e cotidiano sustentável nesta localidade entre o mar, a APA do Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). 

O empreendimento e a associação estão entre as personalidades jurídicas mais antigas da cidade e são membros ativos dos conselhos da APA do Pau Brasil e do PECS, inclusive, são pioneiros na descoberta desta arvore símbolo do país, participando ativamente na criação da própria APA em 2002.  

O Pau Brasil e outras espécies ameaçadas de extinção estão protegidas no Caravelas

O IEBMA foi criado em 1996 e ao longo de sua história tem auxiliado tanto a APA, como o Parque, e o próprio INEA e a Prefeitura de Búzios, com diversas ações relevantes para a preservação do local, como a criação de uma brigada voluntaria de combate a incêndios, apoio e resgate de animais silvestres, apoio na gestão de recolhimento de lixo, e criação de adubo orgânico, além de iniciativas de educação ambiental com palestras, caminhadas ecológicas e exposições.

Devido à expansão da agricultura e do desenvolvimento urbano, cerca de 93% da floresta costeira atlântica (Mata Atlântica) foi destruída. Em Búzios está preservada, graças a esse esforço conjunto, a mata originaria. De acordo com o IEBMA, estão catalogadas um total de 574 mudas, árvores jovens e maduras. Os dados foram coletados entre os anos de 2003 e 2012 e, ainda de acordo com o Instituto, constatou-se que a área continua a produzir plantas novas.

Além do Pau Brasil também há plantas raras como a orquídea de baunilha, que crescem nos troncos de Pau Brasil, além de 30 espécies de bromélias, que retém água e servem de fonte de água para os animais em tempo de seca, em especial o mico leão dourado.


Esgoto zero no mar e ainda a salvação de lagoas ameaçadas pela crise climática

Essa união permite que a ETE, criada em 1988 pelo empreendimento, e que foi sendo adequada ao longo dos anos para atender com mais rigor as exigências ambientais, em 2019, passasse a servir também como produtora de água de reuso. Com essa água é realizada a recuperação e manutenção de duas lagoas de grande importância para o equilíbrio do ecossistema, e que estavam ameaçadas devido as mudanças climáticas e ainda é usada para rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, o que garante que não haja despejo esgoto de qualquer natureza no mar.

A ETERS fica em um ponto central do empreendimento, uma faixa verde pertencente a área comum dos residenciais e que é preservada pelo empreendimento, que também construiu uma rede de recolhimento de água pluvial.


Desde o recolhimento de lixo, todas as atividades, assim como a manutenção das áreas públicas, tem a participação da Associação com apoio do IEBMA e do Hotel. Faz parte da estrutura de cooperação dessa parceria com o local o cuidado de praças com atrativos turísticos de interesse internacional, doados pelos envolvidos, como o labirinto de David e a pirâmide cinética destinados aos eventos e visitantes do empreendimento e também da Praia das Caravelas. Está em andamento o projeto de um estacionamento público também com a colaboração dos empreendedores, o Instituto e a Associação. 

Mais informações 

·         ACVPC

A associação Civil Village Praia Das Caravelas mantém com recursos próprios ronda de vigilância motorizada 24 horas, sistema de monitoramento por câmeras online, ações como distribuição de panfletos e placas com informações, em parceria com o INEA, sobre a APA Pau Brasil e o Parque Estadual da Costa do Sol, orientações de acesso à Praia das Caravelas, às áreas públicas, e manutenção da estrada de acesso. Construiu a primeira Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários com Reuso (ETESR) da Região dos Lagos, com projeto executivo da empresa Água Pura. Através de seus prestadores de serviços e colaboradores, possuiu sistema de compostagem com separação e tratamento do lixo orgânico, limpeza de praia, e jardinagem. 

·         Hotel Apa Pau Brasil

Com a definição de um receptivo turístico ecológico, mantém suas áreas externas abertas à visitação, mantendo assim harmonia com a paisagem ao entorno. Mantém infraestrutura de apoio no Clube de Praia (legalizado e fora da área de marinha). Possui convenio para a coleta de todo óleo de cozinha gerado por seus restaurantes. Participa das discussões para a implantação do selo Bandeira Azul para a Praia das Caravelas, mantém atividades de ecoturismo, turismo espiritual através da marca Búzios Espiritualidade, Festival de Yoga internacional


·         IEBMA

O Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica é uma organização não governamental, possui sede com alojamento de apoio para estudos técnicos ambientais no local. Além das ações já citadas, realiza a produção de documentários de valor sociocultural e ambiental sobre essa localidade. Página oficial  https://www.facebook.com/ONG.IEBMA

 

 

 

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)