Por: VANESSA CASTRO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

10/05/2021

08:31:40

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA QUEM ESTÁ NA LINHA DE FRENTE DO SETOR

Profissionais da área contam como o turismo é capaz de impactar positivamente na vida e nos sonhos das pessoas
A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA QUEM ESTÁ NA LINHA DE FRENTE DO SETOR
Profissionais como guias de turismo, agentes de viagem, recepcionistas e muitos outros são os homenageados do Dia Nacional do Turismo. Crédito: Arquivo pessoal

Viajar, fazer compras, visitar um museu, comer em um bom restaurante. Estas e outras ações fazem parte do roteiro dos sonhos de qualquer turista ao redor do mundo. Mas o que pode passar despercebido pela maioria dos viajantes é que a realização do sonho deles também contribui para o sonho de outras pessoas.

Uma viagem envolve guias de turismo, garçons, recepcionistas de hotéis e pousadas, agentes de viagens, motoristas de transportes coletivos e muitos outros. Afinal, são pessoas que estão por trás de todos esses serviços, ou melhor, que estão na linha de frente do turismo brasileiro e que fazem toda a cadeia produtiva se movimentar.

No Dia Nacional do Turismo, celebrado neste sábado (08/05), o Ministério do Turismo homenageia os milhares de trabalhadores do setor que se dedicam diariamente a realizar o sonho dos viajantes.

Para o consultor de viagem Jonathan Silva, realizar os sonhos de outras pessoas já é, por si só, uma conquista pessoal. "Realizar o sonho de um cliente é uma das maiores experiências e prazeres que um agente de viagem pode encontrar na profissão. Além de trabalhar com produtos que agregam valores culturais e bem-estar, a gente proporciona o nosso próprio bem-estar", declara.

O consultor de viagem Jonathan Silva tem muito orgulho de sua trajetória profissional e ganhou diversos prêmios. Crédito: Arquivo pessoal

Jonathan relata que os 16 anos de trabalho empenhados em encontrar o melhor roteiro aos turistas rendeu muitos frutos. Ganhou diversos prêmios de melhor consultor de viagem durante a carreira e conseguiu conhecer destinos incríveis. Uma de suas maiores conquistas, segundo ele, foi conhecer a neve e conseguir se mudar para mais perto do trabalho. "Melhorou a minha qualidade de vida e a qualidade do serviço prestado aos turistas também aumentou"

O depoimento da recepcionista Daniela dos Santos, mostra que, mesmo em meio a um momento de crise, o turismo ainda inspira sonhos e realizações. Recém-contratada em um hotel de Recife (PE), Daniela espera ansiosamente pelo dia de seu casamento, marcado para o próximo ano. “Graças a este emprego vou conseguir realizar meu sonho e me casar no ano que vem. Até lá, sigo trabalhando muito para fazer a cerimônia do jeitinho que eu e meu noivo sonhamos”, comenta.

Fabio Romero, guia de turismo há mais de 20 anos em Belém, afirma que a profissão já lhe rendeu muitas conquistas, entre elas, viagens nacionais e internacionais. Ele conta que, graças a sua atividade, conseguiu uma vaga para trabalhar durante um período no Complexo Disney, nos Estados Unidos, um dos maiores centros de entretenimento e lazer do mundo. "Foi uma experiência incrível. Trabalhar como guia é trabalhar com a alma do turismo. Os guias trazem personalidade aos destinos".

Guia de turismo há mais de 20 anos, o paraense Fábio Romero acredita que o turismo é um importante gerador de emprego e renda para o Brasil. Crédito: Arquivo pessoal

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que estes e outros profissionais foram responsáveis por construir um setor forte, que representa 8,1% do PIB nacional e emprega cerca de 7 milhões de trabalhadores no país em níveis pré-pandemia. Segundo ele, é por meio da força desses trabalhadores que o turismo vai se reerguer. “O Dia Nacional do Turismo deste ano é celebrado com muito trabalho. Ainda estamos vivendo um momento delicado para o turismo, mas já vemos a luz no fim do túnel principalmente a partir de medidas tomadas pelo governo federal para ajudar o setor e do avanço da vacinação em todo o país", destacou o ministro.

TURISMO DOMÉSTICO - O ministro do Turismo ressaltou ainda que a pandemia voltou o olhar dos brasileiros ao potencial turístico do Brasil e que esta é a hora de desenvolver o turismo doméstico. "Uma coisa positiva que podemos dizer foi que a pandemia fez com que os brasileiros valorizassem mais a própria casa, que é o Brasil. Isso nos traz muita alegria, pois este sempre um dos objetivos do Ministério do Turismo e vamos continuar trabalhando para desenvolver o turismo nacional".

O guia de turismo Fabio Romero, concorda que o atual cenário movimentou o turismo regional e a procura por destinos de natureza. "A pandemia trouxe um aumento significativo de viagens regionais, aqui no Pará e na Amazônia, com destaque para Santarém, Marajó, Parauapebas e Salinópolis".
Segundo Fabio, as experiências recentes como guia de turismo mostram que é possível realizar atividades de turismo de forma segura. "Estamos respeitando todos os protocolos de segurança e higiene, neste momento com viagens mais curtas e com menos pessoas e, em viagens de grupos, planejamento o atendimento nas atrações, escalonando as visitas e evitando aglomerações", garantiu.

CAMPANHA - Para celebrar a data, o setor lança nesta sábado a Campanha “Todo Brasil é Turismo” com foco na valorização do setor de turismo e eventos ao conscientizar a opinião pública e população sobre seu impacto na economia, mostrando a abrangência e dimensão do setor.

 


FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Relacionadas