Por: VICTOR MACIEL - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

28/04/2021

17:46:00

BRASIL GANHARÁ MAIS UMA ROTA PARA REALIZAÇÃO DE CICLOTURISMO

Percurso se juntará à diversos outros caminhos no país para os apaixonados em viajar de bicicleta
BRASIL GANHARÁ MAIS UMA ROTA PARA REALIZAÇÃO DE CICLOTURISMO
Já pensou em aproveitar as belezas de um dos principais cartões-postais de Porto Alegre (RS) sobre duas rodas? Então, se prepare que até o fim do ano a capital gaúcha terá uma rota turística para ciclistas às margens do Rio Guaíba. Com apoio da prefeitura local e com investimentos da iniciativa privada, o novo percurso englobará a qualificação e urbanização de sete “portais” do ponto turístico, que contarão com a instalação de bancos de concreto, academia ao ar livre, guarda-corpo e escadarias para uso da população. - Orla do Rio Guaíba será revitalizada e ganhará percurso para cicloturismo. Crédito: Renato Soares/MTur

A intenção é de que a revitalização do local conte com a parceria no compartilhamento de bicicletas do sistema “Bike Poa”, que atualmente tem mais de 40 estações e 400 bicicletas em Porto Alegre. Além disso, o espaço servirá de integração da comunidade, para eventos e será símbolo de ligação com a identidade turística, natural e cultural da capital gaúcha.

Após sua conclusão, a rota para ciclistas em Porto Alegre entrará para um rol de diversos outros percursos espalhados pelo Brasil.

ROTAS SOB DUAS RODAS - Entre as rotas de cicloturismo já consagradas está o Caminho da Fé, que percorre o interior dos estados de São Paulo e de Minas Gerais, contemplando em grande parte a Serra da Mantiqueira. Ao todo, são cerca de 1.000 km de trilhas, estradas, bosques e asfalto, que proporcionam momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Mais ao sul do País encontramos outros bons destinos para os amantes da “magrela”. Carambeí, no Paraná, é um exemplo. A cidade proporciona aos cicloturistas uma viagem pelo passado e presente dos Países Baixos. Tibagi, ainda no Paraná, é onde natureza e aventura se irmanam numa pedalada internacional que recebe todo ano centenas de turistas para desfrutar os atrativos locais. O roteiro de 40 km percorre atrativos turísticos importantes da cidade, entre eles os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos, os morros do Jacaré e da Comuna e paisagens naturais apreciadas pelos participantes durante o trajeto.

Ainda no Sul, só que agora em Santa Catarina, a rota do Vale Europeu se tornou uma das mais populares do Brasil. Com cerca de 300 km de extensão, os ciclistas poderão encontrar belas paisagens, subidas e descidas características das regiões de vale, além da boa infraestrutura e demarcação do percurso. Em vários pontos, a paisagem é entrecortada por rios e cascatas. A cidade catarinense Rio dos Cedros faz parte do roteiro e chama a atenção com seus belos lagos cercados de montanhas.

Não poderíamos falar em cicloturismo e deixar de citar a Estrada Real. Famosa por cortar diversas cidades históricas, como Ouro Preto (MG) e Petrópolis (RJ); a rota se divide em diversos caminhos possíveis como: o novo, que passa pela capital carioca e por Petrópolis; o velho, que une o litoral do Rio de Janeiro às regiões de extração de ouro em Minas Gerais; e o dos Diamantes, que proporciona ao ciclista experiências únicas entre as cidades de Ouro Preto e Diamantina.

Subindo mais um pouco no mapa brasileiro, encontramos o Caminho de Cora Coralina, que envolve uma trilha de 300 quilômetros no estado de Goiás, que começa em Corumbá e termina na Cidade de Goiás, terra natal da escritora. Recentemente, o percurso foi incluído na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). Além do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a rede é composta por membros do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: TOCA DA ONÇA LUMIAR
VALE A PENA VER DE NOVO: TOCA DA ONÇA LUMIAR
Muito procurada por turistas e visitantes, a Toca da Onça é um dos principais atrativos da região de Lumiar. A localidade dispõem de muitas belezas naturais que (...)

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO (...)
Uma história contada em vários capítulos e com muitos (...)