Por: COMITÊ RIO DOIS RIOS

22/04/2021

19:31:44

COMITÊ DO RIO DOIS RIOS INICIA ATIVIDADE DE CAMPO DO PROJETO MANANCIAIS-CEIVAP

COMITÊ DO RIO DOIS RIOS INICIA ATIVIDADE DE CAMPO DO PROJETO MANANCIAIS-CEIVAP
Na última quarta-feira, 21 de abril, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios realizou uma visita técnica na microbacia do Barracão dos Mendes, no município de Nova Friburgo-RJ. A visita na microbacia foi a primeira atividade de campo do Projeto Mananciais, do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul – Ceivap. Este programa do Ceivap consta em sua execução a participação de parceiros institucionais: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R), a Emater (Local e Regional), a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo, Empresa Água e Solo e a Agevap.

 O objetivo do programa é proteger, manter, recuperar, expandir e/ou assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuem para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos para a região hidrográfica do rio Paraíba do Sul. E o Comitê Rio Dois Rios através de critérios técnicos escolheu a microbacia de Barracão dos Mendes para iniciar o projeto.

                O Programa Mananciais é realizado de forma colaborativa pelo CEIVAP com seus Comitês afluentes, e promovem ações conjuntas para a melhoria da água. Através dos Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo – PRISMA, são identificados os problemas relacionados com a água (como a perda da qualidade, indisponibilidade sazonal ou perene, os conflitos pelo uso da mesma e entre outros), e medidas de intervenção são planejadas na forma de obras e serviços (restauração ecológica, conservação dos solos, saneamento básico rural, incentivo à produção sustentável, etc.).

O objetivo inicial desta visita técnica foi realizar uma avaliação ambiental da microbacia, para em seguida iniciar a elaboração do seu PRISMA. As atividades na região continuarão nas próximas semanas com o objetivo de realizar junto aos produtores locais o diagnóstico da microbacia. Definindo assim, seus principais problemas ambientais, quantificando-os e localizando-os. Com essa informação o PRISMA apontará as intervenções necessárias para a melhoria quantitativa e qualitativa da água na microbacia.

Na visita foi possível observar diversos fatores que interferem diretamente na água, com destaque: processos erosivos decorrente de manejo inadequado do solo na produção agrícola e na falta de sistemas de drenagens adequados nas estradas vicinais; possibilidade de utilização mais racional da água com substituição de tecnologia de irrigação; áreas de preservação permanente (APPs) com necessidade de recuperação, utilização de agrotóxicos, dentre outros.

O projeto prevê aplicação de R$2.500.000,00 em intervenções alinhadas com as boas práticas de produção agropecuária, de modo a incentivar um manejo sustentável no uso da água. Os produtores beneficiados farão adesão de forma voluntária e haverá necessidade que atendam a algumas exigências como possuir o Cadastro Ambiental da Propriedade (CAR), e possuir o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).

 

Os PRISMAs são definidos pela secretaria do programa e construído de forma participativa com os atores do programa que são, além do CEIVAP e dos Comitês afluentes, o Coletivo de Proprietários de Terra, a executora de Obras, gerenciadora de Obras e os demais parceiros e apoiadores do Projeto.

A microbacia do Barracão dos Mendes foi classificada como o primeiro PRISMA na região do Rio Dois Rios, e recebeu a primeira visita técnica que auxiliou para análise da região para definir as estratégias e ações adequadas de acordo com as necessidades da região.

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: TOCA DA ONÇA LUMIAR
VALE A PENA VER DE NOVO: TOCA DA ONÇA LUMIAR
Muito procurada por turistas e visitantes, a Toca da Onça é um dos principais atrativos da região de Lumiar. A localidade dispõem de muitas belezas naturais que (...)

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO (...)
Uma história contada em vários capítulos e com muitos (...)