Home
Banners
Matérias
Colunistas
Vídeos
Usuários
Backup
Sair
Cadastrar Materia
Repostar
Imagem Principal
Importar Imagem Principal
Titulo
Subtitulo
Tipo Matéria
Selecione o Tipo de Matéria
Matéria Jornalística
Matéria Paga (Especial)
Matéria Relacionada a Imóveis
Coluna
Categoria Especial
Selecione uma Categoria Especial
Onde Dormir
Onde Comer
Onde Ir
Onde Comprar
Coluna
Selecione um Colunista
Cachaceiro, Sim!
Desenvolvimento Integral
Pet Ideal
Alma de Poeta
O Crítico da Vida
Autor
Tema
Introdução da Matéria
Saborear a democracia é muito bom! Na época em que imperou uma liberdade restrita em nosso país, eu era um adolescente e convivia com a situação numa boa, até porque não tinha uma opinião muito definida sobre as coisas da vida e, principalmente, pelo fato
Texto
Negrito
Itálico
Link
Cresci ouvindo as pessoas falarem de liberdade e escutando verdadeiras obras-primas da MPB tratando do tema. Tornei-me adulto, acompanhei de perto o processo de abertura e, entre outras manifestações cívicas, fui à Candelária no famoso comício das “Diretas Já”, enfim... acho que como cidadão me envolvi na democratização do país. Comparo a transição da ditadura para democracia como a soltura de um animal domesticado na natureza selvagem. Apesar de - instintivamente - fazer parte daquele meio, com certeza não estará mais preparado para as adversidades que o ambiente selvagem impõe. O povo brasileiro é essencialmente democrático, mas não foi preparado para exercer essa vocação. Ficou desorientado. O aprendizado vem ocorrendo com o tempo, entretanto não é muito simples, pois o exercício da democracia é extremamente complexo. “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Essa frase do filósofo francês Voltaire sintetiza o significado da liberdade de expressão, que é um preceito básico da democracia. Precisamos estar prontos para conviver com as diferenças e respeitar o que cada um pensa. O “bem comum” exige uma enorme evolução da espécie humana e, sem dúvida, temos avançado em algumas áreas, mas em outras nem tanto. É um processo longo e doloroso, mas alguns mitos já caíram por terra. Por exemplo, sempre foi dito que se a esquerda assumisse o poder estaríamos fadados a sofrer com mudanças radicais. Na verdade não foi bem isso que aconteceu. O que presenciamos foi muito mais do mesmo em doses cavalares e tudo que era contestado foi utilizado em favor de interesses muitas das vezes escusos. Tudo isso faz parte da democracia e estamos aprendendo - mesmo a duras penas - a exercê-la. Vejo surgir uma nova era e a sociedade brasileira vem reagindo bem as mudanças inerentes ao processo democrático. Sempre que necessário, o povo precisa se indignar e, através de mobilizações e protestos, assumir seu papel de principal interessado na coisa pública. É importante perceber a dor e a delícia do que significa "o bem de todos e a felicidade geral da nação!"
Validade da Matéria -
em meses
Publicar
Destaque
Card de Serviço
Cadastrar