Home
Banners
Matérias
Colunistas
Vídeos
Usuários
Backup
Sair
Cadastrar Materia
Repostar
Imagem Principal
Importar Imagem Principal
Titulo
Subtitulo
Tipo Matéria
Selecione o Tipo de Matéria
Matéria Jornalística
Matéria Paga (Especial)
Matéria Relacionada a Imóveis
Coluna
Categoria Especial
Selecione uma Categoria Especial
Onde Dormir
Onde Comer
Onde Ir
Onde Comprar
Coluna
Selecione um Colunista
Cachaceiro, Sim!
Desenvolvimento Integral
Pet Ideal
Alma de Poeta
O Crítico da Vida
Autor
Tema
Introdução da Matéria
“Max Leite, em sua estreia na ficção, maneja com extrema agudeza a ironia e a metaficção, marcas indeléveis da pós-modernidade. Ao discutir o fardo de ser escritor em um país de cultura literária anêmica, onde a arte disputa espaço com o utilitarismo mercantil e as performances digitais, a obra reflete sobre sua própria condição de existência.” - Márwio Câmara, escritor, jornalista e professor, no prefácio da obra
Texto
Negrito
Itálico
Link
A Academia Petropolitana de Letras será palco, no dia 7 de novembro, das 17h às 20h30, do lançamento de Bala perdida na noite, romance do escritor, tradutor e estudante de filosofia radicado em Petrópolis Max Leite (@max.g.leite). Publicado pela editora Minimalismos, o livro será apresentado ao público petropolitano em uma tarde de celebração da literatura. A programação inclui coquetel, apresentação musical, bate-papo com o autor e sessão de autógrafos, e é aberta a quem quiser conhecer a obra. A história mergulha na mente de um jornalista e aspirante a escritor impossibilitado de enviar um e-mail após uma queda de energia que deixa seu apartamento no escuro. O livro se inicia com um poema sobre dor e medo, que introduz o sentimento de desamparo que acompanha a trama. Essa angústia também é sugerida pelas epígrafes, que contrastam o relativismo clássico de Protágoras com o automatismo consumista de uma fila de fast food. Essa curiosa justaposição serve como um resumo do choque entre a profundidade da dor de uma pessoa e a frieza das interações modernas, cerne do livro. A obra conta com prefácio assinado pelo escritor, jornalista e professor Márwio Câmara. Na obra, um contratempo trivial se transforma em uma vertiginosa travessia física e psicológica que aborda a liquidez dos relacionamentos modernos, o medo da rejeição e as percepções de um homem comum. Diante do breu, o narrador-personagem entra em um fluxo contínuo de consciência e, entre memórias comuns e bizarras, se percebe sufocado pelo medo de que o silêncio de Mônica signifique o término da relação. Construída por meio de uma montagem paralela, a história costura a caminhada do protagonista no escuro de seu apartamento com os episódios mais marcantes de seu passado recente, incluindo o colapso nervoso e público do terapeuta comportamental de sua companheira. Ao confrontar os abismos do monólogo interior com referências literárias clássicas e filosóficas, Bala perdida na noite desafia as fronteiras entre o que é factual e o que é projetado ou distorcido pela mente humana. O autor utiliza a falta de luz como metáfora para o isolamento contemporâneo e para a incapacidade crônica de comunicação real em uma sociedade hiperconectada pelas redes sociais. Em suas palavras, o livro trata primariamente, embora não exclusivamente, dos laços fugidios das relações interpessoais no mundo contemporâneo, bem como da aparente dicotomia realidade x ficção.
“Apesar de não ser um livro muito extenso, o gênero romance era o único que parecia comportar a complexidade dos temas. Deixei minhas experiências e percalços com os aplicativos de relacionamento e o que passa por romance nos nossos tempos serem sublimados na escrita”
, compartilha o autor, que tem Kafka e Fernando Pessoa como suas principais influências literárias para esse livro e aponta:
“Ambos, coincidentemente, têm históricos bem complicados com a vivência amorosa”.
Max Leite une o rigor da linguagem literária à curiosidade filosófica
Carioca, nascido em 1987, é casado e reside em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Escritor, tradutor e revisor profissional, graduou-se em Letras e fez pós-graduação em Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá. Além de poliglota, cursa o bacharelado em Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), formação que reverbera diretamente na escolha dos temas de sua literatura.
“Eu me considero um minimalista, inclusive e talvez principalmente na escrita. Por vir da poesia, sou atraído pelo adensamento na experiência de leitura: o dizer mais com menos”,
reflete. Antes de idealizar Bala perdida na noite, Max publicou o conto
"Antes do pôr do sol"
na plataforma Amazon e teve um de seus sonetos selecionados na coletânea Sonetos do Selo Off Flip. Sua bagagem inclui ainda a escrita de resenhas para o antigo portal HomoLiteratus, o que evidencia sua atuação também como observador da produção literária contemporânea brasileira.
SERVIÇO
Evento: Lançamento do livro “Bala perdida na noite”, de Max Leite
Data: 7 de novembro Horário: das 17h às 20h30 Local: Academia Petropolitana de Letras (Praça da Liberdade, 247, Centro Histórico, Petrópolis - RJ)
FICHA TÉCNICA
Livro: Bala perdida na noite
Autor: Max Leite Rede social do autor: https://www.instagram.com/max.g.leite Número de páginas: 176 Gênero: Romance Editora: Minimalismos Ano: 2026 Adquira: https://www.editoraminimalismos.com/product-page/bala-perdida-na-noite-de-max-leite
Validade da Matéria -
em meses
Publicar
Destaque
Card de Serviço
Cadastrar