Home
Banners
Matérias
Colunistas
Vídeos
Usuários
Backup
Sair
Cadastrar Materia
Repostar
Imagem Principal
Importar Imagem Principal
Titulo
Subtitulo
Tipo Matéria
Selecione o Tipo de Matéria
Matéria Jornalística
Matéria Paga (Especial)
Matéria Relacionada a Imóveis
Coluna
Categoria Especial
Selecione uma Categoria Especial
Onde Dormir
Onde Comer
Onde Ir
Onde Comprar
Coluna
Selecione um Colunista
Cachaceiro, Sim!
Desenvolvimento Integral
Pet Ideal
Alma de Poeta
O Crítico da Vida
Autor
Tema
Introdução da Matéria
Em entrevista exclusiva a Êxito Rio, Marcelo conta um pouco da história do Cartório Braune – 1º Ofício.
Texto
Negrito
Itálico
Link
Desde 1931 o Cartório 1º Ofício presta importantes serviços ao município. Como tudo começou? - Em 1929 meu avô e padrinho ADMARIO BRAUNE assumiu o cartório do 1o. Ofício, que naquela época era por indicação política e ficou à frente do mesmo até 1969, quando teve sua aposentadoria compulsória, que na época era obrigatória aos 70 anos, tendo então naquela época assumido a titularidade o meu pai JOÃO MARIA BRAUNE, porém mais conhecido por BAÍA, apelido que veio de casa quando era criança e pegou por conta do futebol, ocasião em que foi ponta esquerda do Friburgo e jogava um bolão. Em 1988 ele ainda com 59 anos, mas com tempo pra se aposentar, requereu por liberalidade e por iniciativa dele sua aposentadoria, pois tinha preocupação que com a entrada da nova constituição eu como substituto perdesse o direto de assumir a titularidade, pois até então, era um direto constitucional o substituto assumir a titularidade do cartório com a aposentadoria ou falecimento do titular. O que foi feito e eu então assumi a titularidade do cartório em junho de 1988, antes então da entrada em vigor da nova constituição. E ele veio a falecer no ano seguinte numa viagem de turismo com minha mãe em Porto Seguro, pouco podendo curtir sua aposentadoria. Foi então uma iniciativa brilhante dele, pois com a entrada da nova constituição em outubro eu perderia este direto. Ele parecia que via o futuro. Seu tabelionato teve início em 1988, de lá pra cá, na sua percepção, quais as mudanças mais significativas no mercado imobiliário da cidade? - Então, estou desde junho de 1988 como titular do cartório e tive durante muito tempo a ajuda preciosa de meu irmão Alberto, como meu substituto, uma vez que ele se aposentou em dezembro passado. Hoje conto com o meu filho Guilherme que passou a ser meu primeiro substituto e já integra os quadros do cartório há mais de vinte anos. É formado em direto e tem pós graduação em direito notarial e registrar. Atualmente, em função dos registros, existe uma maior procura por imóveis residenciais ou comerciais? - O mercado imobiliário aqui em Friburgo cresceu muito. Tanto para imóveis comerciais como residenciais, com destaque principal para os condomínios. Acredito que tenha sido impulsionado pelo fato das pessoas passarem a fazer muito trabalho de casa e aí o que acontece, ficando mais tempo em casa você procura mais conforto e ainda os que estavam nos grandes centros, tendo possibilidade de trabalhar “home office ” migraram para nossa cidade pela melhor qualidade de vida. Quem movimenta mais o mercado imobiliário de Nova Friburgo, há mais registros de friburguenses ou de investidores externos? - Com certeza os friburguenses assumem protagonismo no registro, Entretanto, percebe-se uma grande quantidade de pessoas de outros municípios que estão buscando Nova Friburgo tanto para morar quanto para investir. Qual mudança no trâmite da legalização de imóveis daria maior agilidade ao mercado? - Acredito que o nosso sistema notarial e registral, que é o modelo espanhol/português, está bem evoluído e dá uma garantia absoluta da propriedade a todos que adquiram imóveis, tanto para seu uso e moradia, tanto para quem resolve investir no mercado imobiliário. Hoje temos talvez o melhor e mais seguro sistema de registro de imóveis do mundo.
Validade da Matéria -
em meses
Publicar
Destaque
Card de Serviço
Cadastrar