26/10/2020 - 14h21min - Autor: Ayrton Dias

Birdwatching – turismo e sensibilidade

Birdwatching – turismo e sensibilidade

A Observação de Aves (Birdwatching) cria uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de aves (Birdwatcher) deve ser parte integrante e não um invasor, caminhando sempre em silêncio e sendo paciente, pois qualquer tipo de agitação pode espantar as aves. Foto: Besourinho-de-bico-vermelho, fêmea (Chlorostilbon lucidus) por Ralph Menezes

 Um birdwatcher - seja no espaço urbano ou rural - mantém-se sempre atento na busca por um lifer ou um ângulo novo de uma espécie já clicada. As vezes passa muito tempo tentando um registro que, quando ocorre, é uma verdadeira façanha. Isso faz com que a observação de aves gere também muita adrenalina! Para conseguir a foto de uma espécie rara o praticante é capaz de viajar pelo mundo, esperar horas em silêncio, vestir roupas camufladas, aprender a imitar o canto dos pássaros, combater caçadores e ainda contestar as normas burocráticas dos parques. Além de serem os maiores divulgadores das riquezas naturais, os birdwatcher tornaram-se aliados importantes de biólogos e pesquisadores. Mesmo sem nenhuma formação científica ou acadêmica, seus registros documentam aquilo que muito poucos viram e, em alguns casos, o que ninguém jamais teve a oportunidade de ver. O mais interessante é que sua motivação só aumenta com o acúmulo de conhecimento e, principalmente, com a idade!

A famosa Saudade-de-Asa-Cinza (Tijuca Condita) - espécie endêmica de Nova Friburgo, atrai observadores de aves de vários países. Foto: Ana Gadini

Por estar constantemente aprimorando os sentidos e aperfeiçoando a percepção de sons, cores e padrões da natureza, o birdwatcher  é extremamente atento ao meio que o cerca - seja a olho nu, com o uso de binóculos ou com a utilização de máquinas fotográficas. Muito tradicional na Europa e nos EUA, a observação de aves conta com um número significativo de adeptos. No Brasil, várias empresas de produtos e serviços já dão suporte a esse público que transformou  a atividade em um novo filão do ecoturismo. A observação de aves movimenta desde meios de hospedagem, guias especializados e lojas de produtos indispensáveis a sua prática como binóculos, máquinas fotográficas e vestuário, a um mercado editorial repleto de publicações voltadas para o tema.

Saí-Verde (Chlorophanes spiza). Foto: Alexandre Vidal

A observação de aves é um ótimo caminho para a preservação ambiental. Os birdwatchers são pessoas extremamente sensíveis a manutenção da vida e atuam constantemente nesse sentido, contribuindo não só para a ciência como também para a sociedade com seu belo exemplo de sustentabilidade. Atualmente, a observação de aves contempla o viés econômico- através de uma modalidade de turismo de baixíssimo impacto, contribui para a educação social e, principalmente, para que o meio ambiente tenha um futuro melhor, pois para eles o que realmente importa é encontrar com esses pequenos animais livres, felizes e cantando para, apenas, registrar esses belos momentos!

Parceiros