05/10/2020 - 17h30min - Autor: Daniela Moreira

Concerto virtual do Coral dos Canarinhos marca celebrações pelo dia de São Francisco de Assis

Concerto virtual do Coral dos Canarinhos marca celebrações pelo dia de São Francisco de Assis

As celebrações pelo dia de São Francisco de Assis contaram nesse domingo (4), com uma programação especial: um concerto do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, com peças em homenagem a São Francisco de Assis. A apresentação foi gravada em 2019 também durante a Semana Franciscana, organizada anualmente pela paróquia e o convento do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis. No chamado “novo normal”, o concerto será transmitido pelo facebook do coral, a partir das 18h.

O maestro Marco Aurélio Lischt selecionou as peças levando em conta sua importância para a data. “É bastante raro encontrarmos um programa só com obras de São Francisco de Assis”, lembrou ele, que escolheu para a data “Quatro pequenas preces de São Francisco”, de Francis Poulenc; além de “Magnificabitur”, de Frei Basílio Röwer; e “O sanctissima anima”, também do Frei Basílio Röwer. O Coral das Meninas dos Canarinhos fará o encerramento, apresentando “The Lord bless You and keep You”, de John Rutter. “Os corais são uma obra da Província Franciscana. Não poderíamos ficar de fora desta celebração”, frisou.

Por causa da pandemia, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis suspendeu as atividades presenciais ainda em março, incluindo ensaios e apresentações. Mas, para garantir a presença de seus coros em datas especiais, o grupo tem lançado mão da tecnologia, transmitindo concertos já realizados e relembrando momentos importantes da trajetória do Coral dos Canarinhos e do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Para o grupo, manter o contato com o público, mesmo que por meio da internet, ameniza a ansiedade dos próprios cantores para o retorno e aquece os corações de todos enquanto se faz necessário o afastamento social.

Sobre os corais

Este ano, o Coral dos Canarinhos comemora 78 anos de existência, dedicados à música sacra. Já o Coral das Meninas chega aos seus 32 anos, parte desse tempo exaltando a música popular brasileira, mas também a música sacra. O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis oferece formação coral inteiramente gratuita. O objetivo é transformar a realidade dos integrantes, por meio da integração e do convívio, formando cidadãos conscientes.

Para a manutenção do trabalho, o IMCP conta com doações que podem ser depositadas na conta da Instituição.

Parceiros