27/08/2020 - 18h12min - Autor: Ayrton Dias

Empresário Friburguense desenvolve nova modalidade de turismo

Empresário Friburguense desenvolve nova modalidade de turismo

"O ciclismo sempre me impressiona pela cordialidade e amizade que fazemos a cada pedal, mesmo em competições. O que vejo é um clima muito leve e um público consumidor bem interessante que devido a toda essa situação que estamos passando, Nova Friburgo e região têm que estar preparada para receber bem os visitantes e turistas que, por motivos óbvios, estarão fazendo viagens de curta distância e dando prioridade a atividades onde não se tenha aglomeração de pessoas e de preferencia ao ar livre. É importante que todos estejam preparados e unidos em busca desta demanda." -Victor Ponce: Empresário (Canoa da Serra), engenheiro, tecnólogo em turismo e hotelaria e Guia Nacional/América do Sul.

Como surgiu a ideia de atrair turistas para pedalar em Nova Friburgo?

- A Bike sempre esteve presente em nossa família e há 5 anos venho desbravando esse "novo mundo". Com a evolução dos equipamentos abriu-se um caminho até então conhecido por alguns poucos privilegiados. Com a minha experiência no segmento de turismo, que há 27 anos venho aprendendo a cada dia, comecei a desbravar lugares por este país até então desconhecidos. Com isso, descobri que Nova Friburgo é um local com diferencial ímpar para a prática do esporte, principalmente pelas belezas naturais, relevo e possibilidades infinitas de roteiros para os praticantes de Mountain Bike. 

De que maneira pretende atrair turistas e visitantes? 

- Devido a pandemia que assola o mundo, a indústria da bicicleta que já vinha em um crescimento maior de qualquer outro segmento se deparou com uma demanda acima de sua capacidade produtiva. O que vemos hoje é um número imenso de pessoas utilizando a bike como lazer, esporte e mobilidade urbana. A nossa base no distrito de Mury está sendo preparada para servir de apoio, serviços e ponto de encontro para atender essa demanda. Além disso, haverá toda uma programação com saídas guiadas para os variados níveis de intensidade também uma programação paralela, voltada para a família do ciclista que, enquanto ele pedala, terá a oportunidade de desfrutar dos demais atrativos que Nova Friburgo oferece. 

Quando pretende retomar as atividades?

- Em breve, sempre respeitando as regras de ouro de biossegurança!  Essa atividade, por ser ao ar livre e de alta intensidade, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui muito a possibilidade de contágio. Estamos finalizando alguns detalhes, mas - enquanto isso - já temos algumas saídas programadas. 

Já conta com alguma parceria para a realização do Projeto?

- Estamos mantendo contato com várias entidades representativas do turismo e também com pessoas influentes no ciclismo. Já identificamos o potencial e os benefícios de se ter uma rota autoguiada por nossa região e, enquanto esse projeto que exige um investimento maior não acontece, estamos fomentando nossa iniciativa de forma privada, sempre acreditando em transformar o destino “Nova Friburgo” em algo que realmente a cidade merece, com tudo o que temos naturalmente a oferecer e a possibilidade de atividades outdoor não só de bike, mas todas as outras como trekking, hiking, rafting entre outros. 


Parceiros