23/07/2020 - 18h17min - Autor: Grasiele Guimarães Departamento de Comunicação DIOCESE DE NOVA FRIBURGO

Comunidades da Diocese se preparam para celebrar São Cristóvão, Sant’Ana e São Joaquim

Comunidades da Diocese se preparam para celebrar São Cristóvão, Sant’Ana e São Joaquim

Para os católicos os dias 25 e 26 de julho marcam a celebração de grandes santos, cuja comunidade tem forte devoção: São Cristóvão Mártir - padroeiro dos motoristas - festejado em 25/07; Sant’Ana e São Joaquim - protetores dos avós - celebrados em 26/07, dia dos Avós. Havendo na Diocese de Nova Friburgo comunidades dedicadas a esses padroeiros, estão sendo organizadas as programações on-line, sem a participação dos fiéis no templo, seguindo as determinações das autoridades, devido à pandemia de Covid-19. O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci(foto), presidirá pela primeira vez a Santa Missa em honra aos padroeiros em algumas destas comunidades. Acompanhe como serão realizadas as atividades e participe.


Paróquia Santo Antônio – Macaé

 

No próximo domingo (26) acontece a tradicional Festa de São Cristóvão. A Paróquia Santo Antônio, situada em Macaé, preparou uma programação especial com transmissão ao vivo de Missa, almoço drive thru e bênção dos veículos para que motoristas e devotos do santo possam comemorar respeitando todas as regras de distanciamento social. 

As carreatas marcam algumas das mais tradicionais festas religiosas em Macaé, mas esse ano tiveram que ser suspensas em razão das medidas sanitárias adotadas para evitar a disseminação da Covid-19. Ainda assim, os fiéis reinventaram-se para que o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, seja celebrado com fé e união.

Por isso, a programação iniciará com a Santa Missa às 09h, que será transmitida pelos canais oficiais da comunidade no Youtube e Facebook (Paróquia Santo Antônio Macaé Oficial). Em seguida, de 11h às 14h, o Pe. Gleison Lima realizará a bênção dos veículos que passarem pela Travessa Padre Pedro, onde está localizada a Matriz Paroquial.

Para a data também haverá um almoço no valor de R$ 20 que pode ser adquirido até o sábado às 18h, exclusivamente via aplicativo Alfred Delivery. Não haverá entregas a domicílio, e os interessados devem retirar os pratos na igreja em sistema drive thru entre 11h às 14h. Não será permitido aos fiéis descer dos veículos, como forma de observar as regras de distanciamento social.

Encerrando as atividades, está prevista uma live musical em homenagem aos avós, data comemorada também no dia 26 de julho. A transmissão ao vivo ocorrerá às 19h30, pelas redes sociais da paróquia.

- Já são 8 anos que celebramos a Festa em honra a São Cristóvão juntos, intercedendo pelas vidas dos motoristas e abençoando os veículos. Este ano, mesmo com as limitações que precisam existir para que a crise do coronavírus termine logo, encontramos uma forma de manter viva a tradição, levando esperança aos fiéis através de uma programação especial – afirmou o Pe. Gleison.

A Paróquia Santo Antônio está localizada na Travessa Padre Pedro, nº 671, no bairro Visconde de Araújo, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 99968-5149 ou pelo e-mail psa.secretaria@gmail.com.

 

Paróquia São Cristóvão Mártir – Mury (Nova Friburgo)


Para celebrar o dia do padroeiro, em 25/07, às 15h, haverá a Santa Missa em louvor a São Cristóvão, presidida por Dom Luiz Antonio Lopes Ricci. A celebração será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo – Facebook e Youtube (diocesedenovafriburgo) e da Paróquia São Cristóvão Mártir - Facebook (cristovao.martir). Não haverá a participação da comunidade no templo, seguindo as recomendações das autoridades e necessárias medidas de distanciamento social.

 

Paróquia Sant’Ana - Cônego (Nova Friburgo)


Na noite de 25/07, véspera do dia da padroeira, haverá Missa na Paróquia do Cônego presidida por Dom Luiz Antonio, às 19h. A celebração acontecerá on-line, sendo transmitida pelas redes sociais da Diocese – Facebook e Youtube (diocesedenovafriburgo).

 

Paróquia Sant’Ana – Campo do Coelho (Nova Friburgo)


No distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, a programação em louvor à padroeira: Sant’Ana, será realizada virtualmente. O Tríduo Festivo terá lugar entre os dias 23, 24 e 25/07, com a Santa Missa, realizada às 19h.

No dia de Sant’Ana (26/07), às 9h, será realizada a solene celebração com a benção dos avós, uma vez que Sant’Ana e São Joaquim, são padroeiros dos avós. Toda a programação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia - Facebook (ParoquiaDeSantAnaCampodoCoelho).

 

Paróquia Sant’Anna - Japuíba (Cachoeiras de Macacu)


Desde o dia 1º de julho, a Paróquia Sant’Anna, situada em Japuíba, vem realizando variada programação em honra à padroeira. Novenário, Missas e outras atividades integram a programação que se estenderá até 26/07. No dia 22/07, às 19h, terá lugar a Santa Missa; em 23/07, às 19h – haverá a celebração seguida do programa Preparando o Domingo. Em 24/07, às 19h, haverá a Missa e, às 20h30, Live louvor com Alan e Cariocas do Nordeste com de caldo de ervilha e bolinho de aipim.

No dia a programação está bastante recheada. Começando bem cedo, às 8h, Santa Missa; às 9h30, Especial dos Coroinhas; às 10h30, Especial da Catequese; às 11h40, Live show com Renato Carvalho; das 10h às 14h, terá lugar o quarto almoço do Mês de Sant’Anna, com a venda de feijoada, bolinho de aipim e doces. Às 16h30, Santo Terço em família e, ás 19h, Live show com Amigos da MPB com leilão de pequenos artigos.

Chegando o glorioso dia da padroeira (26/07), às 7h, terá lugar o Ofício da Leitura e Laudes; às 8h30, acontece a carreata de Sant’Anna; 14h, Live: Árvore de Livros; 16h, homenagem da Pastoral da Comunicação. Mais tarde, às 19h, Santa Missa solene presidida pelo Bispo Diocesano. Encerrando a programação, às 21h, Caldo Verde.

Toda a programação será transmitida ao vivo pelas redes sociais da paróquia – Youtube (Paróquia Sant’Anna de Japuíba). Informações sobre a venda de caldos e outros quitutes podem ser adquiridas pelo telefone: (22) 2745-6134.

 

Capela Sant’Ana - Morro Santana (Macaé)

 

Devido à pandemia, este ano a festa em honra a Sant‘Anna e São Joaquim teve uma mudança para formato on-line. Na Capela Sant‘Ana, situada em Macaé, a festividade começou dia 17 de julho com a novena em honra a Sant’Anna e São Joaquim e vai até dia 26 de julho, dia destinado a eles, com destaque para a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano.

Como diz o tema da festa: Seguindo o exemplo de fé e oração de Sant’Anna e São Joaquim, reacendemos nossa fé no amor a Jesus Cristo, Pe. Luiz Carlos Pedrini, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, junto aos paroquianos, não desanimaram de trabalhar em prol dos padroeiros e levar palavras de esperança às casas das pessoas com as transmissões ao vivo.

Para manter os costumes das festas julinas com sabores da época, no dia 26 de julho, terá a entrega das caixas julinas compostas por quitutes típicos. As caixas serão entregues pelo sistema drive thru, onde as pessoas podem retirar na igreja ou por delivery. Os valores arrecadados com as vendas das caixas serão destinados aos projetos sociais da igreja. O delivery das Caixas Julinas – Delícias na Caixa, acontecerá das 14h às 18h.

Outra mudança significativa da tradicional comemoração católica é a suspensão das procissões, este ano a bênção aos fiéis será realizada do alto do monte, onde situa-se a Capela Sant’Anna, às 5h30min, com fogos de artifício e louvores que também será transmitido ao vivo. Mais tarde, às 07h, acontecerá a Oração do Santo Terço com os seminaristas Layon, Pedro e Vinícius; e, às 09h, todos poderão conhecer a história da Igreja de Sant’Anna no Município de Macaé.

Para aquecer os corações das vovós e vovôs, que estão longe da família nesse momento de distanciamento social, a Pastoral da Comunicação recolheu mensagens e fotos dos familiares que serão transmitidas às 18h nas redes sociais da igreja. Se você também quiser participar é só entrar em contato através do Facebook – Igreja de Sant’Anna Macaé 1630 e enviar o seu recado.

Após esse momento, todos estão convidados para assistir a Live show com a cantora Eliana Ribeiro pelo canal da Lancee Digital no Youtube. Às 22h, acontecerá o encerramento com queima de fogos.

Os fiéis poderão acompanhar toda a programação através do canal no Youtube (Pascom Sant‘Anna Macaé), Facebook (Igreja de Sant’Anna Macaé 1630) e Instagram (@amigossantanna).--


Parceiros