01/07/2020 - 09h07min - Autor: COMITÊ RIO DOIS RIOS

Comitê de Bacia Hidrográficas do Rio Dois Rios realiza sua primeirareunião virtual de Plenário

 Comitê de Bacia Hidrográficas do Rio Dois Rios realiza sua primeirareunião virtual de Plenário

Na tarde de 29 de junho de 2020, o Plenário do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) se reuniu virtualmente para uma Reunião Extraordinária. Estiveram presentes na reunião 21 membros do Colegiado. No encontro por videoconferência, além de discutir aspectos relacionados com a gestão das águas na bacia hidrográfica do Rio Dois Rios, foram aprovados importantes resoluções, como a Resoluções CBH-R2R nº 064 que regulamenta a realização de reuniões por videoconferência no âmbito do Comitê. Além desta, outras quatro Resoluções também foram aprovadas pelos membros presentes.


A 14ª Reunião Extraordinária do Plenário do CBH-R2R foi um grande sucesso. A organização e a qualidade da transmissão foram excelentes para os que puderam presenciar essa inovação nas reuniões do CBH-R2R. Houve diversas manifestações por parte dos membros para que essa modalidade de reunião seja mais utilizada a partir da aprovação da Resolução CBH-R2R que a regulariza dentro do âmbito do colegiado.

Registro de alguns membros presentes na 14ª REP do Comitê do rio Dois Rios

Outra resolução aprovada neste encontro do Plenário foi a CBH-R2R nº 067 que determina o ajuste contábil do Plano de Aplicação Plurianual do Comitê – PAP. A necessidade da atualização do PAP vem sido discutida há alguns encontros, e deve-se principalmente pela alteração do valor da água cobrado na região do Rio Dois Rios. O PAP que se encontrava em vigor foi elaborado com base em um valor menor do que é praticado hoje, demandando assim uma correção neste importante instrumento de planejamento e aplicação financeira do CBH que é o seu PAP.

Também foram deliberadas na reunião: i)Resolução CBH-R2R nº 063, em conjunto com os Comitês Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, que disponibiliza recursos para o funcionamento da sua Secretaria Executiva (Agevap); ii) Resolução CBH-R2R nº 065, que manifesta o interesse do CBH-R2R em dar continuidade ao contrato de sua secretaria executiva; iii) Resolução CBH-R2R nº 066 sobre o Projeto “Diagnóstico e Intervenção: Diagnóstico ambiental, planejamento e ação nas microbacias” que é o programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do CBH-R2R; e iv) Resolução CBH-R2R nº 068, que cria um fundo emergencial de reserva para o funcionamento do CBH-R2R e do Sistema de gestão de Recursos hídricos.

A reunião foi considerada um marco para o CBH-R2R, pois foi constatado que é perfeitamente possível realizar esse tipo de encontro virtual. As reuniões nesta modalidade permitem a participação normal dos membros sem exigir os deslocamentos necessários para um encontro presencial. Portanto, a tendência é que o CBH-R2R adote com mais freqüência a realização de reuniões virtuais. Sem dúvida uma consequência da Pandemia que estamos vivendo!

Parceiros