01/07/2020 - 08h56min - Autor: Burburinho

Encontro de Vinil Virtual terá lives no sábado, 4 de julho, para quem curte garimpar discos

Encontro de Vinil Virtual terá lives no sábado, 4 de julho, para quem curte garimpar discos

No sábado, 4 de julho, acontece a segunda parte do Encontro de Vinil Virtual, que vinha sendo realizado em Nova Friburgo. Várias lives serão realizadas pelo Instagram Na Rede com Scheila (https://www.instagram.com/naredecomscheila/, das 15h às 17h, quando expositores colocarão à venda discos de vinil das suas coleções. O objetivo é matar a saudade daqueles que gostam de garimpar discos.

15h às 15h30 – Live com Alexandre Peixoto Estevão, de Juiz de Fora, do Cantinho do Vinil, que participou ano passado do encontro em Nova Friburgo e mesmo com a quarentena vem atendendo seu público consumidor de boa música.

15h30 às 16h – Live com Leandro Almeida e Sheila Garcia, de Macaé, que participariam pela primeira vez do evento este ano, ele que é presidente e fundador do Clube do Vinil Macaé e idealizador da Feira do Vinil do Interior do Estado, e ela que está à frente da loja Caçadores de Vinil.

16h às 16h30 – Live com Kleber dos Santos Araújo, conhecido em Nova Friburgo por ficar na Praça Getúlio Vargas todos os finais de semana vendendo seu discos, é expositor do encontro desde a primeira edição.

16h30 às 17h – Live com Marcelo Firmino de Castro, da Fênix Discos, de Petrópolis, tinha o hábito de participar de diversas feiras do gênero e seria a sua terceira edição no encontro em Nova Friburgo.

Com o apoio da Acianf -Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo-, a primeira parte do Encontro de Vinil Virtual aconteceu há 15 dias, 20 de junho, em um Podcast Quarentena no canal no Youtube Na rede com Scheila, que pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=4PQp-B31MAw&t=346s

Fazendo história

O Encontro de Vinil em Nova Friburgo/RJ surgiu para identificar as pessoas que ainda curtem discos de vinil, possibilitando a venda e troca de LPs, assim como propiciar a quem não tem uma vitrola escutar os seus vinis guardados. Os encontros vêm sendo produzidos por Scheila Lemos Santiago e o primeiro aconteceu em 21 de junho de 2014, no Serra Verde Shopping, na Ponte da Saudade, em Nova Friburgo; o segundo foi no mesmo ano, em 11 de outubro, na Usina Cultural Energisa, local onde aconteceram todas as outras edições até o momento.

Na ocasião, mais de mil discos de vinil foram expostos por colecionadores e amantes do conhecido ‘bolachão’, além de peças artesanais e produtos que remetiam à música, como: camisetas, bottons, peças de decoração (inclusive produzidas com o próprio discos que não serve mais para ser tocado), entre outros.

Durante nove horas, somente os discos foram tocados em um equipamento específico, valorizando ainda mais o som característico dos LPS, que durante alguns anos ficaram esquecidos pela maioria das pessoas, que trocaram seus acervos por CDs. Com grande força, mas ainda aos poucos, os Discos de Vinil a cada dia voltam a causar interesse, não só de quem viveu no auge dos LPs, mas também dos mais jovens.

Durante pesquisa para produzir o 1º Encontro, Scheila descobriu que em Nova Friburgo já havia o Clube Du Vinil, onde pessoas se reúnem em um modesto bar, no Bairro Olaria, para escutar os discos que eles foram ganhando e na época o acervo passava de mil exemplares. Esporadicamente, o Clube Du Vinil promove bailes em espaços no mesmo bairro.

Todos os demais encontros de vinil podem ser acompanhados pelo Blog http://encontrodevinil.blogspot.com/ 


SERVIÇO

ENCONTRO DE VINIL VIRTUAL – 2ª parte

04 de julho, das 15h às 17h - Lives no Instagram Na Rede com Scheila - https://www.instagram.com/naredecomscheila/

Rede Social do Encontro de Vinil - https://www.facebook.com/encontrodevinil/

Outras informações: (22)98146-2493

Parceiros