22/06/2020 - 16h33min - Autor: Grasiele Guimarães Departamento de Comunicação DIOCESE DE NOVA FRIBURGO

Festa em louvor a São João Batista

Com programação on-line, comunidades realizam Festa de São João Batista de 2020

Festa em louvor a São João Batista

A Diocese de Nova Friburgo se prepara para celebrar em 24 de junho o seu padroeiro secundário, São João Batista, também patrono da Catedral Diocesana e de três municípios, entre os 19 que compõem a diocese: Nova Friburgo, Macaé e Macuco. Nestas e em outras localidades, as paróquias dedicadas a São João Batista já iniciaram os seus festejos, preparando a celebração do grande dia do padroeiro. Contudo, em 2020, para evitar a proliferação de COVID-19 e seguindo as determinações das autoridades, sobretudo em relação ao necessário distanciamento social, a programação tradicionalmente junina ganhará nova roupagem: será realizada on-line, com transmissões ao vivo por meio das redes sociais de cada comunidade, sem a participação dos fiéis no templo. O Administrador Apostólico da Diocese, Dom Paulo Antonio De Conto, presidirá a Santa Missa da Solenidade do Nascimento de João Batista na Catedral Diocesana, na noite de 24 de junho. Confira a programação nas diferentes localidades.


Catedral Diocesana São João Batista – Nova Friburgo

 

Desde 15 de junho, a Catedral São João Batista, situada em Nova Friburgo, cidade sede da Diocese, iniciou os festejos ao seu padroeiro. Até o dia 24, a Igreja Mãe da Diocese realizará o novenário, a oração do Angelus, as Santas Missas, entre outros. A programação é transmitida diariamente pelas redes sociais da Catedral (Facebook: catedralnf / You Tube: Se Conheceres o Dom de Deus – O Poço). As atividades noturnas também são transmitidas pelo Facebook Oficial da Diocese (diocesedenovafriburgo).

Nos dias 22 e 23/06, das 8h às 17h, acontecerá o Mini Cerco de Jericó, com orações e adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento. Às 18h, terá início o Angelus, seguido de Ladainha a São João Batista, Santa Missa e Novena em honra ao padroeiro. Às 20h, haverá uma atividade pastoral. 

Em 24/06, dia do padroeiro, a programação também começa cedo. Das 9h às 17h, terá lugar o Mini Cerco de Jericó; às 18h, Santa Missa Solene de São João Batista presidida por Dom Paulo De Conto. Às 19h30, começa o Leilão de São João (realizado pelo Facebook da Catedral) e às 20h, Live com a Banda Israel, grupo católico da Diocese, celebrando os seus 25 anos de evangelização. ­

Neste dia, haverá a venda de quitutes. O combo contendo um quibe, um pastel e um refrigerante no valor de R$ 10, será vendido por meio de encomendas. Os interessados podem fazer seus pedidos a partir da segunda-feira (22/06), pelo telefone da Catedral (22) 2522-1764. A retirada dos combos na Catedral acontecerá em 24/06, das 16h às 20h, seguindo as orientações de proteção e higiene recomendadas pelas autoridades.

 

Paróquia São João Batista - Macuco

 

A Paróquia de Macuco também iniciou no último dia 15 os seus festejos. O novenário realizado diariamente, às 19h, prossegue até 23/06.  Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais (Facebook: Paróquia de Macuco RJ, You Tube: Paróquia São João Batista – Macuco, e Instagram: @paroquiasjbmacuco).

 No dia do padroeiro, os macuquenses iniciarão os festejos bem cedo, com a tradicional Alvorada, às 6h. Das 12h às 14h, haverá a venda de almoços a R$12, com entrega organizada na Igreja Matriz e nas capelas. A venda antecipada dos tickets está acontecendo nos seguintes pontos: Secretaria Paroquial, LB Impressões Gráficas, Loja Tok da Casa, Farmácia Líder, Supermercado Economia do Lar. Cardápio: Arroz, lagarto assado ao molho, batata souté e farofa. Mais tarde, às 18h, terá lugar a Santa Missa, seguida de translado com o andor da imagem de São João Batista pelos bairros da cidade e queima de fogos.

Nos dias 26, 27 e 28/06, haverá a venda de quitutes na tradicional barraca de São João, nas modalidades delivery e drive thru, com as devidas precauções de proteção e higienização. Informações pelo telefone: (22) 2554-1162.

 

Paróquia São João Batista – Macaé

 

Em Macaé, a programação na Paróquia São João Batista começou em 21 de junho, com Santa Missa e Tríduo de São João Batista, realizados às 17h, até o dia 23/06, data na qual haverá Live Show com Thiago Pigozzo, às 18h. As transmissões acontecem pelo You Tube: Paróquia São João Batista Macaé.

No dia do padroeiro (24/06), às 9h, haverá a Santa Missa seguida de peregrinação da imagem de São João Batista pelas ruas da cidade. Mais tarde, às 11h30, haverá a venda de almoço drive thru, seguindo as orientações de proteção e higiene recomendadas pelas autoridades. Às 17h, o Catecontando histórias contará a vida de São João.

Em 28/06, a programação continua com Live Show de Lita Lopes, às 17h. Nos próximos sábados e domingos (27 e 28/06 e 04 e 05/07), das 11h30 às 15h, também será vendido o almoço drive thru. O cardápio para cada dia será variado, sendo necessário realizar a reserva por meio dos telefones: (22) 2762-1608 ou (22) 99621-7139.

 

Paróquia São João Batista – Laranjais (Itaocara)

 

Para celebrar o padroeiro, a Paróquia São João Batista, situada no distrito de Laranjais, em Itaocara, iniciou em 14 de junho a novena. No dia 21/06, às 8h, foi realizada Santa Missa e cortejo, em carro aberto, com a imagem de São João Batista pelas ruas de Laranjais. Em 23/06, às 18h, acontecerá a Vigília de São João Batista. No dia do padroeiro (24/06), haverá Missa às 18h, em louvor a São João Batista. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo Facebook: paroquiasaojoaobatista.laranjais.


Parceiros