22/06/2020 - 15h41min - Autor: Ascom Setur/TurisRio

Ativação do Programa “Rio de Janeiro Turismo Consciente” é sucesso em transmissão, ao vivo, pelo YouTube

Ativação do Programa “Rio de Janeiro Turismo Consciente” é sucesso em transmissão, ao vivo, pelo YouTube

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro realizou uma live com os representantes dos principais segmentos do setor, onde foi ativado o site do Programa Rio de Janeiro Turismo Consciente. Mais de 500 pessoas acompanharam a videoconferência, que aconteceu no Zoom e foi retransmitida através do YouTube.

Na ocasião, o secretário Otavio Leite, reforçou a importância da adesão dos prestadores de serviços turísticos ao Programa.

- Mais de mil e cem empreendimentos e profissionais já estão disponíveis para a consulta dos visitantes no site. Isso mostra que estamos no caminho certo, com confiança de que o turismo vai retomar o seu importante papel na economia do Estado. Acredito que o grande legado, que ficará deste momento da pandemia, é uma consciência comportamental nova. Quem pratica o turismo consciente hoje está se adaptando para o futuro.

Durante a transmissão, conduzida pela Subsecretária Adriana Homem de Carvalho, representantes do trade puderam falar sobre a importância do Selo para os respectivos segmentos e foram respondidas, ainda, algumas perguntas dos profissionais que acompanhavam pelo YouTube. Uma delas fez referência ao selo do Ministério do Turismo. Foi explicado que o Selo “Rio de Janeiro Turismo Consciente” se diferencia dos demais por unir em uma plataforma única o consumidor e o produto final. Desta forma, o público pode pesquisar, quando for a um determinado lugar, aqueles que estão de acordo com as regras sanitárias de uma forma direta e rápida.

Outra questão levantada por profissionais da área foi relacionada à possibilidade de já se poder comercializar o destino Rio de Janeiro. Foi esclarecido que cada município cumpre seus protocolos e regras de flexibilização, mas que é de extrema importância dar continuidade à divulgação dos destinos. Ao finalizar a reunião, Otavio Leite, destacou a representatividade do encontro que contou com participantes de todos os segmentos.

- Cerca de 500 pessoas estiveram presentes neste importante momento e estão engajadas em promover o “Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente”. O nosso Estado sai na frente ao desenvolver uma plataforma simples e moderna que será muito utilizada para a retomada do nosso Turismo – finalizou Otavio Leite.

Participaram da live representantes da Secretaria de Estado de Saúde – SES RJ; Associação Carioca de Turismo de Aventura - ACTA RJ; Associação Brasileira das Agências de Viagens RJ – ABAV RJ; Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos RJ – ABEOC RJ, Associação Brasileira de Meios de Hospedagens RJ – ABIH RJ, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes RJ – ABRASEL RJ, Associação Nacional de Transportes Turísticos - ANTUR, Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins - APRESENTA RIO, Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do RJ – FCVB RJ, Fórum dos Secretários Municipais de Turismo do Estado do RJ – FEST RJ, Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Instâncias de Governança Regionais RJ – IGR’s, Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ, HOTÉIS RIO, Rio Convention & Visitors Bureau – RIO CVB, Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro - Rio Host, Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio – SINDRIO, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas - SINDEPAT e SEBRAE.

A transmissão está disponível no canal da Setur-RJ, no YouTube, e já conta com mais de mil visualizações. O link é: https://www.youtube.com/watch?v=g04k7T5YzBA&feature=youtu.be

Parceiros