08/06/2020 - 18h58min - Autor: -- Grasiele Guimarães

Corpus Christi 2020: Diocese realizará Missa e translado do Santíssimo com transmissão pelas redes sociais

Corpus Christi 2020: Diocese realizará Missa e translado do Santíssimo com transmissão pelas redes sociais

De modo diferente, mas com muita fé e devoção, as comunidades da Diocese de Nova Friburgo se preparam para a Solenidade de Corpus Christi, a grande festa da Eucaristia (o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo). Em 2020, a data será celebrada em 11 de junho, na primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, seguindo o calendário litúrgico.

Devido à pandemia de COVID-19, para evitar aglomerações e seguindo às recomendações das autoridades governamentais, sanitárias e eclesiásticas será realizada a Missa sem a participação de fiéis no templo, mas com transmissão online pelas redes sociais.  

Corpus Christi teve sua origem na Diocese de Liége (Bélgica), no século XIII, por meio da monja Agostiniana Juliana de Cornillon, que teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja.

Nesse ano, não acontecerá a tradicional confecção dos tapetes de sal pelas ruas dos 19 municípios da diocese, mas após a Santa Missa haverá o translado do Santíssimo Sacramento. O percurso será realizado nos arredores das comunidades, tendo cada paróquia solicitado o aval das autoridades de seu município para a realização do evento. O sacerdote, o condutor do veículo e as demais, porém poucas, pessoas envolvidas, deverão utilizar máscaras de proteção.

As famílias são convidadas a adornar suas casas enfeitando suas janelas, sacadas e portões, dispondo de um pequeno altar com uma toalha branca, vela, crucifixo e flores, aguardando em oração Jesus Eucarístico passar.

 

Programação com o Administrador Apostólico

 

Seguindo a tradição, o Administrador Apostólico da Diocese, Dom Paulo Antônio De Conto, presidirá a cerimônia em Nova Friburgo, na Paróquia São Bento Abade, situada no bairro Ypú. A celebração terá início às 15h. Ao final da Santa Missa haverá o translado do Santíssimo Sacramento saindo da Paróquia São Bento Abade. Serão percorridas a Rua Moisés Amélio, a Avenida Alberto Braune, chegando à Catedral Diocesana São João Batista, situada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no coração da cidade, seguindo o mesmo trajeto da procissão tradicional. Ao término, Dom Paulo concederá a benção do Santíssimo Sacramento.


No percurso serão utilizados apenas três veículos: um levando Jesus Eucarístico, outro transportando o equipamento de som e um terceiro recolherá cobertores e agasalhos doados pelos fiéis residentes nesta região em adesão à campanha ‘Corpus Christi solidário’, promovida pela Cáritas Diocesana devido à proximidade do inverno e o registro de queda na temperatura na cidade. Posteriormente os itens arrecadados serão destinados aos irmãos mais necessitados.

Vale destacar que, há aproximadamente 100 anos teve início em Nova Friburgo a celebração de Corpus Christi. Inicialmente, a Solenidade era realizada no Colégio Anchieta, depois, em 1969, se estendeu pela Rua General Osório e Praça do Suspiro até chegar à Catedral de São João Batista, no Centro da cidade. Anos mais tarde, iniciou-se o atual trajeto da procissão pelas ruas centrais do município.

 

Programação nas demais localidades da diocese

 

Vicariato Sede

 

Forania de Olaria (Nova Friburgo) – Paróquias São Roque (Olaria), Nossa Senhora da Assunção (Bela Vista), Nossa Senhora das Graças (Olaria) Sant’Ana (Cônego) e Santa Edwiges (Vale dos Pinheiros)

15h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais das Paróquias São Roque, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora das Graças e Sant’Ana (Cônego). Logo após, passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas dos bairros Olaria, Bela Vista, Vale dos Pinheiros e Cônego.

 

Paróquia Santa Teresinha - Conselheiro Paulino (Nova Friburgo)

18h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, saída com Jesus Sacramentado pelas ruas de Conselheiro Paulino.

 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Riograndina

9h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, peregrinação com Jesus Sacramentado pelos bairros de Riograndina.

 

Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo – Duas Pedras (Nova Friburgo)

15h: Percurso com Santíssimo pelas ruas do bairro São Geraldo; às 17h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia.

 

Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado - Prado (Nova Friburgo)

9h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, saída com o Santíssimo pelas proximidades da Paróquia.

 

Paróquia São Cristóvão – Mury (Nova Friburgo)

10h: Saída do Santíssimo pelas proximidades da paróquia

 

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição – Centro (Cachoeiras de Macacu)

10h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, saída pelas ruas com o Santíssimo.

 

Paróquia Sant’Ana – Campo do Coelho

8h às 12h - Adoração Eucarística na Igreja Matriz de Sant‘Ana; 15h: Santa Missa. Em seguida, haverá o translado do Santíssimo Sacramento passando em carro aberto pelas principais ruas do território da Matriz Paroquial.

 

Vicariato Norte

 

Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Centro (Cantagalo)

10h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, procissão com o Santíssimo pelas ruas da cidade.

 

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rodolfo Gonçalves (Cordeiro)

19h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, procissão em carro aberto com Jesus Eucarístico pelas ruas do bairro.

 

Paróquia São João Batista (Macuco)

9h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Logo após, passagem pelas ruas com o Santíssimo. Retorno à Igreja com adoração ao Santíssimo até às 17h. Das 17h às 18h: Transmissão da adoração, louvor e bênção do Santíssimo.

 

Paróquia São José - São José do Ribeirão (Bom Jardim)

15h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Haverá translado do Santíssimo pelas ruas da localidade.

 

Vicariato Litoral

Paroquia Nossa Senhora de Lourdes – Nova Aroeira (Macaé)

10h: Santa Missa, exposição e benção do Santíssimo

 

Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Quissamã)

8h - Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Traslado do Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Durante o traslado, serão recolhidos gêneros alimentícios doados às famílias necessitadas.

 

Paróquia São Benedito – Jardim Mariléia (Rio das Ostras)

A partir das 9h: Jesus Eucarístico ficará exposto no átrio da Igreja; 15h: Saída do translado do Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro; 17h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia.

 

Paróquia São Vicente de Paulo – Beira Mar (Rio das Ostras)

15h: Santa Missa. Logo após, o Padre sairá em carro aberto com Santíssimo pelas ruas do bairro.

Toda a festividade terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia.

 

Paróquia São Jorge das Missões – Âncora (Rio das Ostras)

15h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Seguida de adoração e translado do Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do bairro.

 

Paróquia São Pedro - Triunfo

15h - Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia; 16h30: Translado com o Santíssimo Sacramento, com auxílio de carro de som.

 

Paróquia Nossa da Conceição (Conceição de Macabu)

8h: Translado com Santíssimo Sacramento percorrerá os bairros do município, finalizando em Macabuzinho com a bênção do Santíssimo Sacramento.

 

Paróquia São José Operário – Parque Aeroporto (Macaé)

15h: Transmissão ao vivo da Santa Missa pelas redes sociais da Paróquia. Traslado do Santíssimo Sacramento pelas ruas do território paroquial.

Parceiros