08/06/2020 - 18h52min - Autor: Assessoria de imprensa

Delícias RJ vai mapear a produção gastronômica do estado

Delícias RJ vai mapear a produção gastronômica do estado

Mapear a produção gastronômica do Estado do Rio de Janeiro e mostrar a importância econômico-social dessa diversificada atividade. Estes são os principais objetivos do projeto “Delícias Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro” (Delícias RJ), cujo site entrou no ar no dia 1 de junho.

O ponto de partida é a apresentação dos produtores envolvidos nesse segmento econômico e seus produtos maravilhosos. À frente do projeto, dois jornalistas veteranos: Chico Junior e Sônia Apolinário.

Chico Junior é o criador do prêmio “Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro”, realizado em 2013, 2014 e 2015, ponto de partida para esse novo site. Pesquisador da produção gastronômica brasileira, ele é autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro – Turismo Gastronômico” (2005), “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro – Turismo Gastronômico” (2007) e “Na boca do estômago – Uma viagem ao prazer de cozinhar e comer” (2017). Trabalhou nos principais jornais do país, tais como Correio da Manhã, Pasquim, O Globo, O Dia e Jornal do Brasil, seja como repórter ou editor, tendo sido um dos criadores do jornal Repórter. 

Sônia Apolinário trabalhou nas redações de jornais como O Globo, Folha S.Paulo e Estado de São Paulo, sempre na editoria de Cultura. Colaborou com o livro “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro – Turismo Gastronômico”. Beer sommelière, ela é responsável pela coluna cervejeira Lupulinário que faz parte do site Comunic, criado e editado por ela. 

“O Estado do Rio de Janeiro produz praticamente todo tipo de alimentos in natura, além de cachaça, café, cerveja, conservas, doces, embutidos, geleias, laticínios, mel, orgânicos, palmito, peixes do mar e de água doce, queijos e até vinho. Muitas vezes, porém, isso não é lembrado e parece que não há produção relacionada com alimentos, no Estado. O site quer chamar a atenção para essa importante e diversificada atividade econômica do Rio de Janeiro”, comenta Chico Junior. 

“Vamos apresentar os produtores e queremos que se deliciem com suas histórias. Além disso, o site vai divulgar as feiras, festas e festivais que acontecem, ao longo de todo o ano, pelos municípios. Vamos sugerir roteiros turístico-gastronômicos para estimular as pessoas a conhecerem melhor o Estado”, afirma Sônia Apolinário.

 

Parceiros