20/05/2020 - 11h01min - Autor:

Solenidade de Corpus Christi

 Solenidade de Corpus Christi

Em 2020, diante da emergência sanitária devido à pandemia da COVID-19, a Diocese de Nova Friburgo orienta as comunidades a não comemorar a Solenidade de Corpus Christi, cuja data é 11 de junho, nos moldes como vem sendo feito até então: confecção dos tapetes pelas ruas das cidades, Santa Missa campal e procissão com o Santíssimo Sacramento.


Seguindo as determinações das autoridades competentes quanto às medidas necessárias para a não disseminação do coronavírus, a Santa Missa deverá ser celebrada conforme já
orientado anteriormente: sem a presença dos fiéis no templo e transmitidas ao vivo por meio das redes sociais.

Em espírito de fé e esperança, poderá ser realizado por todas as paróquias da Diocese o translado do Santíssimo Sacramento com o auxílio de um veículo e o devido zelo com Jesus Eucarístico, em meio a cânticos e orações propícias. Contudo, é importante os presbíteros contactarem as autoridades de seu município e obterem o devido consentimento para a realização deste momento.

O percurso deverá acontecer nos arredores das comunidades paroquiais. O sacerdote, o condutor do veículo e as demais, porém poucas, pessoas envolvidas, deverão utilizar máscaras de proteção.

Neste ano, não poderemos ornar as ruas de nossas cidades com aqueles belos tapetes de sal, um colorido que nos remete à vida nova que emana da Eucaristia. Mas as famílias são convidadas a adornar suas casas enfeitando suas janelas e portões, dispondo de um pequeno altar com uma toalha branca, vela, crucifixo e flores, aguardando em devota oração Jesus Eucarístico passar.

A Diocese de Nova Friburgo posteriormente divulgará qual programação será presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Paulo Antônio De Conto, e transmitida por meio da página oficial no Facebook (facebook.com/diocesedenovafriburgo). 

Unidos num só corpo, Dom Paulo Antônio De Conto
Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo

Parceiros