21/03/2020 - 15h16min - Autor: Assessoria de imprensa

Nova Friburgo iniciará vacinação contra gripe H1N1 em idosos na próxima semana

Nova Friburgo iniciará vacinação contra gripe H1N1 em idosos na próxima semana

Na primeira fase da campanha, com início em 23 de março, também estão trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

O Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade podem levar a óbito.


Seguindo essa orientação, a Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizará um local para vacinação apenas para os idosos, acima de 60 anos: o Centro de Convivência da Pessoa Idosa - no Clube do Xadrez. O local será utilizado como ponto de vacinação apenas para esse público, no horário das 9h às 16h.


Já a Policlínica Sylvio Henrique Braune (Suspiro) será utilizada para vacinação apenas de trabalhadores da área de Saúde.


Nos outros pontos da cidade também serão atendidos os dois públicos. Porém, é importante ressaltar que os profissionais de saúde devem levar além da carteira de vacinação, documento que comprove o exercício da profissão (crachá, carteira de trabalho ou documento de registro profissional).


A campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, que inicia na próxima segunda-feira, 23 de março e seguirá até dia 23 de maio, está dividida em três fases. 


Na segunda fase da campanha, com previsão para iniciar dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.


A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

A subsecretária de Atenção Básica, Ariádina Heringer, ressalta a importância de continuar com medidas de segurança, mesmo saindo para se vacinar.  


“É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde solicita que os idosos mantenham a calma, evitem aglomerações nas unidades pois há vacinação para todos. E que a vacina não protege do Coronavírus, pois esta ainda não está disponível no Brasil e no Mundo”, esclareceu.


Confira os locais de vacinação contra a Gripe H1N1 (Influenza) em Nova Friburgo:


Centro de Convivência para pessoa idosa (Clube Xadrez) das 9h às 16h. EXCLUSIVO PARA IDOSOS.


Unidades de Saúde da Família  - (Terra nova, Riograndina, Amparo, Nova Suíça, São Geraldo, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço, Lumiar, Mury, Stucky, Olaria 2 e Olaria 3)  -  segunda, quarta e sexta -  das 9h às 16h.


Unidades Básicas Tunney Kassuga e Waldyr Costa -  segunda a sexta das 9h às 16h.

Parceiros