09/03/2020 - 16h00min - Autor: Jornalismo Diocese de Nova Friburgo

Diocese de Nova Friburgo celebra Jubileu dos seus 60 anos

Diocese de Nova Friburgo celebra Jubileu dos seus 60 anos

Com imensa alegria, a Diocese de Nova Friburgo completa no mês de março 60 anos de sua criação. Por esse motivo, tem a honra de convidar a todos para a celebração de seu Jubileu de Diamante, rendendo graças ao Senhor por esta ocasião. A principal celebração acontecerá no dia 28 de março de 2020 (sábado), com a Santa Missa comemorativa a ser celebrada às 10h, no Ginásio do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, presidida pelo atual Administrador Apostólico, Dom Paulo Antônio De Conto.

Durante a Santa Missa será realizada a entrega Gesto Concreto em prol do Seminário Diocesano, realizado ao longo do mês de março. Serão ofertados, pelas comitivas representativas de cada paróquia, os gêneros alimentícios, produtos de limpeza e material de higiene pessoal arrecadados nas comunidades.

Para a celebração desse momento singular são aguardados os Bispos das Arquidioceses e Dioceses que compõem o Regional Leste 1, o Clero Diocesano, autoridades civis e centenas de fiéis vindos das 60 comunidades paroquiais da Diocese. Contamos com a presença de todos! Esse momento merece ser vivido com intensa alegria e participação!

O Ginásio do Colégio Anchieta fica situado na Rua General Osório, nº 181, no Centro de Nova Friburgo - RJ.

 


Sobre o Ano Jubilar

 

Em 2020, a Diocese de Nova Friburgo está completando, com a graça de Deus, 60 anos de sua criação. Para celebrar tamanha ocasião, serão realizadas diversas atividades em celebração deste Ano Jubilar. Ao longo do ano, serão publicados no site diocesano (www.diocesenf.org.br) diversos materiais referentes ao ano jubilar.

 

História da Diocese

 

Criada em 26 de março de 1960, na Bula “Quandoquidem Verbis” do Papa João XXIII, a Diocese de Nova Friburgo foi desmembrada da Arquidiocese de Niterói e das Dioceses de Campos e Valença, sendo o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi. O seu primeiro Bispo foi Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB; o segundo Bispo foi Dom Alano Maria Pena, OP; o terceiro Dom Rafael Llano Cifuentes; o quarto Bispo foi Dom Edney Gouvêa Mattoso, agora emérito. Atualmente, à frente do Governo da Diocese está o Administrador Apostólico, Dom Paulo Antônio De Conto.



A Diocese está situada Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro, limitando-se com o as Arquidiocese de Niterói (RJ) e as Dioceses de Campos (RJ), Valença (RJ) e Leopoldina (MG), integrando a Província Eclesiástica de Niterói (RJ), que compreende: Arquidiocese de Niterói, Diocese de Petrópolis, Diocese de Campos dos Goytacazes, Diocese de Nova Friburgo e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.


Dom Paulo Antônio De Conto


É composta por 60 paróquias dos seguintes municípios: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes.



--

Parceiros