11/02/2020 - 17h31min - Autor: Comitê Rio Dois Rios

Comitê Rio Dois Rios lança novo edital para financiamento de projetos de Esgotamento Sanitário

Municípios podem manifestar interesse até 31 de março.

 Comitê Rio Dois Rios lança novo edital para financiamento de projetos de Esgotamento Sanitário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) tem destinado recursos da cobrança pelo uso da água para apoio a elaboração de Estudos e Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário aos municípios de sua área de atuação. A partir desta quarta-feira (12), um novo edital será lançado e as inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de março.

Podem participar os municípios daRegiãoHidrográfica VII, que são aqueles inseridos integralmente na bacia – Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, DuasBarras, São
Sebastião do Alto e Itaocara, ou parcialmente – Nova Friburgo, Carmo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e São Fidélis.


A iniciativa busca contribuir para universalização do saneamento por meio do apoio aos municípios que carecem de quadro técnico para elaboração de tais estudos e projetos. Com o projeto já concluído, o município poderá se inscrever em editais diversos que destinem recursos para a execução das obras necessárias.

Desde 2013, o Comitê Rio Dois Rios vem lançando editais públicos e tem investido recursos para elaboração desses projetos. No seu último edital, cidades como Cordeiro, Santa
Maria Madalena e Macuco foram contempladas com os projetos executivos. Os municípios de Bom Jardim e São Fidelis foram também selecionados para receber os projetos, que serão elaborados até o final de 2020. Por fim, o distrito de Monnerat no município de Duas Barras será o próximo a receber o projeto.

Particularmente, o município de St. Mª Madalena, com apoio técnico do Comitê e da AGEVAP, conseguiu que dois projetos fossem contemplados em um edital do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), e receberão investimentos na ordem de R$17 milhões de reais, que serão investidos na implementação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário.

O Edital N° 006/2020, contendo todas as regras e os documentos necessários para
participação, se encontram no site oficial do Comitê Rio Dois Rios – www.cbhriodoisrios.org.br. 

Parceiros