19/01/2020 - 21h35min - Autor: Comitê Rio Dois Rios

Comitê Rio Dois Rios se reúne com a FIOCRUZ

Comitê Rio Dois Rios se reúne com a FIOCRUZ

Na última terça-feira, dia 14 de janeiro, o diretor-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios – CBH-R2R, Lícius de Sá Freire, reuniu-se no Rio de Janeiro com os pesquisadores do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental – LAPSA do Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, para conhecer melhor o seu programa “aGENTE das Águas”, que desenvolve o monitoramento participativo e avaliação integrada da qualidade da águas de rios das Bacias Hidrográficas no Brasil.

O coordenador do programa, José Augustojunto com as pesquisadoras Tatiana Oliveira e Lia Fernandes,apresentaram o objetivo e a metodologia do programa. Em que através da capacitação da população local, eles aprendem a técnica do monitoramento biológico usando macroinvertebrados. Estes animais já são consagrados como os mais indicados para biomonitoramento de ecossistema aquático, em especial o dos rios. A grande virtude do programa é transformar a população local nos verdadeiros agentes de monitoramento dos rios da sua região. 
Portanto, o Comitê entende que existe uma sinergia muito grande dos resultados obtidos pelo programa “aGENTE das Águas” com o desenvolvimento da educação ambiental a ser implantada na região hidrográfica do Rio Dois Rios. O objetivo da reunião foi justamente verificar a possibilidade de replicar este programa na região.
Após a reunião, as perspectivas de estabelecer uma parceria ficou mais clara e todos saíram entusiasmados com a possibilidade de concretizar uma sólida parceria entre o CBH-R2R e LAPSA/FIOCRUZ.

Parceiros