19/11/2019 - 20h43min - Autor: Andreia Constâncio

Rota Cervejeira RJ completa cinco anos com várias conquistas para os setores turístico e cervejeiro do estado

Rota Cervejeira RJ completa cinco anos com várias conquistas para os setores turístico e cervejeiro do estado

A Rota Cervejeira RJ (ACCERJ-Tur – Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado) está completando cinco anos de criação, agora em novembro de 2019, e comemora as conquistas dos setores turístico e cervejeiro do estado do Rio de Janeiro neste período.


Lançada em 2014 com o objetivo de fomentar o turismo,  que tinha sido comprometido pelas chuvas fortes na região serrana, a Rota Cervejeira RJ - integrada por representantes do setor de cervejas artesanais e especiais – vem, nos últimos anos, auxiliando nas grandes conquistas do mercado cervejeiro do estado e do país. 

No início eram apenas seis cervejarias, hoje 22 pequenas, médias e grandes empresas integram a Rota Cervejeira RJ, em quatro municípios:  Petrópolis (Bohemia, Brewpoint, Doutor Duranz,  Vila de Secretário, Madame Machado, Da Corte, Odin, Tortuga craft Beer, Colonus, Brassaria Matriz  e Grupo Petrópolis (unidade Pedro do Rio);  Teresópolis (Grupo Petrópolis  - unidade Serra do Capim; Favre Baun, Kanton Bier , Soul Terê,  Mad Brew,  Colarinho da Serra); Guapimirim (Rota Imperial e Nossa Fábrica) e Nova Friburgo (Ranz Bier, Barão Bier, Alpendorf , Pontal e Lumiarina). 

O objetivo principal da Rota Cervejeira é promover os setores cervejeiro e turístico da Serra do Rio, oferecendo aos visitantes beer tours (com uma imensa diversidade de estilos de cervejas); e apresentar a boa gastronomia, o setor hoteleiro e, é claro, as belezas naturais da região. Vale ressaltar que dezenas de restaurantes e hotéis hoje já se beneficiam economicamente com as parcerias com a Rota em seus beer tours. 

“Em cada uma das quatro cidades que integram a Rota cervejeira RJ, os turistas encontram não só cervejas especialíssimas, mas também uma experiência marcante na gastronomia, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região”, resssalta Ana Claúdia Pampillón, coordenadora da Rota. 

A Rota Cerevjeira RJ oferece, por meio de agências de turismo parceiras, pacotes com roteiros que incluem atrações que vão de beer experiences nas grandes cervejarias, visitas às microcervejarias e atrativos turísticos destas cidades; até degustações harmonizadas em restaurantes dos quatro municípios, além de muito contato com a natureza da Serra. 

beer tour pode ser feito também por qualquer pessoa ou pequenos grupos, com veículos próprios, por meio de agendamentos diretos com as fábricas. Todas as informações sobre visitações, as cervejarias, estilos de cervejas fabricados em cada uma delas, pode ser conferido no site da Rota Cervejeira RJ (www.rotacervejeirarj.com.br). 

Auxiliando no crescimento do região e do setor cervejeiro

Desde sua criação, a Rota Cervejeira RJ, além de fomentar o turismo e o setor cervejeiro do estado, vem participando e incentivando vários projetos que merecerem ser ressaltados para a economia e desenvolvimento do próprio estado.

Nestes cinco anos de Rota Cervejeira RJ, por exemplo, o cultivo de lúpulo na Serra do Rio começou a ganhar destaque, em conjunto com a expansão da produção de cervejas artesanais; pequenos e médios produtores de lúpulo da Região Serrana do Rio ganharam uma linha de crédito rural especial do governo do estado, com o objetivo de ajudá-los a atender à demanda nacional; Petrópolis se transformou em Capital Estadual da Cerveja; municípios da região criaram leis que oferecem tratamento tributário diferenciado às cervejarias; Teresópolis se tornou Capital Estadual do Lúpulo, entre muitas outras conquistas. 

No final de outubro último, ACCERJ-Tur também comemorou a instalação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja no Ministério da Agricultura. O colegiado, formado pela Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), vai debater medidas para atender as demandas do setor e ajudar a aumentar a produção da bebida no país, e a Rota Cervejeira RJ faz parte deste grupo, como “convidada permanente”, assim como outras associações cervejeiras importantes no país. 

 “Começamos com seis cervejarias e hoje estamos muito mais fortes, trabalhando estrategicamente com parceiros dos setores de turismo, gastronomia, serviços. No ano em que completamos cinco anos de vida, ficamos extremamente orgulhosos em poder colaborar nos debates, proposição de pautas e encaminhamentos nesta Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja. Sermos reconhecidos nacionalmente pelo trabalho que estamos desenvolvendo nos alimenta de forma a continuar fomentando essa cadeia tão importante economicamente para o país!”, finalizou Ana Claudia Pampillón.

--

Parceiros