31/10/2019 - 16h35min - Autor: Bruna Hess

13ª edição do Festival da Truta acontece durante o mês de novembro

13ª edição do Festival da Truta acontece durante o mês de novembro

Durante todo o mês de novembro, acontece o já tradicional Festival da Truta. O evento, que comemora sua 13ª edição, visa valorizar e incentivar a qualificação da culinária, potencializar o turismo e fortalecer a cadeia produtiva da truta na região. Foto: Carlos Mafort

O cultivo da truta no Brasil começou em 1949, quando os primeiros ovos foram trazidos da Dinamarca para as serras do país. A região que se estende entre as vilas de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra é considerada um dos maiores polos de truticultura do estado do Rio, tendo também a região dos 3 picos com uma produção significativa. Este fato se deve pelas condições ambientais encontradas nas montanhas e na pureza das águas, o que é fundamental para a sobrevivência e reprodução dessa espécie.

De acordo com os chefs responsáveis pelos estabelecimentos participantes, a truta é um peixe de textura tenra e sabor delicado. Durante o festival, ela ganhará molhos especiais e o cliente poderá degustar receitas saborosas e exclusivas. São mais de 35 estabelecimentos que participarão esse ano.

O presidente da Associação de Aquicultores da Região Serrana, Frederico Lucho, afirma que “o Festival de Truta é uma oportunidade do produtor rural apresentar seus produtos para a comunidade e turistas. É um período de alta na produção de truta e um excelente momentos para escoar os produtos.  Além disso, o evento atrai turistas, aumenta o consumo dos restaurantes, hotéis, pousadas e no comércio como um todo. A truta produzida em Nova Friburgo é diferenciada, faz parte de uma cadeia familiar, ou seja, não são utilizados medicamentos, antibióticos, nada que interfira no desenvolvimento do peixe. ”

 “A truta além de ser um alimento de baixa caloria, é rico em vitaminas, sais minerais, cálcio e fósforo.  Com alto teor proteico e de Ômega 3, a truta é coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares. E o Festival de Truta ajuda não só a divulgar os restaurantes, mas também a divulgar esse alimento saudável. Nosso restaurante servirá esse ano, o prato Truta da montanha com ovas defumadas. ”, conta a proprietária do Arco Iris Truta, Tenilza Cordeiro.

Segundo a proprietária do restaurante Viva Rô, Rosane Salcedo, “O Festival da Truta é uma oportunidade para que nós, dos restaurantes, possamos ousar mais nas elaborações dos pratos. O peixe harmoniza bem com vinhos, proporcionando ao comensal um casamento perfeito. Além do prazer degustativo, o evento estimula o turismo da cidade. Nova Friburgo é procurado pela exuberância da natureza , das cachoeiras, das flores, do clima, do sossego. A gastronomia vem para somar tudo de bom que o turista normalmente já encontra aqui. ” 

Produção de truta

No período de 2018/2019, foram produzidas 10 toneladas do peixe, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

A maior concentração de produção de truta está concentrada em Lumiar, na localidade de Macaé de Cima, além de Salinas e Três Picos.

O Festival acontece nos restaurantes participantes durante o mês de novembro. Maiores informações em: www.festivaldetruta.com.br ou (22) 98829-2912.

O evento tem a apresentação do NFCVB, FBHA, Sind HBRSNF, com patrocínio de Águas de NF e Saf. Media Partner: Intertv e Na boca da galera. Apoio PMNF, Sebrae, Acianf, Nova Faol, Rota 116, Aquiserra, Fiperj, Beer Alliance. Organização Teia de Eventos.

Concurso

Esse ano, a organização realizará um Concurso de receita, que será aberto para todo o público. Todo mundo poderá enviar uma receita com truta e participar do concurso. No final do evento, a receita vencedora será reproduzida por um chef

SERVIÇO:

13º Festival da Truta

Mês de novembro

Passeio pelos trutários: (22) 99777-1604 



Parceiros