30/10/2019 - 16h18min - Autor: Assessoria de imprensa

Prefeito de Trajano de Moraes visita sede do Comitê Rio Dois Rios

Prefeito de Trajano de Moraes visita sede do Comitê Rio Dois Rios

O prefeito do município de Trajano de Moraes, Rodrigo Freire Viana junto à sua esposa Juliana Pais e as técnicas Rita de Almeida e Renata Hayzer, que estão envolvidas nos projetos de monitoramento ambiental do município, visitaram a sede do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios – CBH-R2R, localizada em Nova Friburgo, na última quinta-feira 24 de outubro. O objetivo principal do prefeito foi compreender com a ajuda da Diretora do Comitê Alessandra Assunção, o quanto é importante o fórum de discussão e gestão de recursos hídricos da região que o Comitê Rio Dois Rios intermédia. Além das oportunidades financeiras, o colegiado proporciona uma nova concepção de gestão. Onde as decisões e os conflitos sobre a água não devem ser realizados com base nas divisões político-administrativas e sim no aspecto da bacia hidrográfica. Foto da esq. p/ dir.: Prefeito Rodrigo e sua esposa Juliana Pais, diretora do CBH-R2R Alessandra Assunção, Renata Hayzer e Rita de Almeida.

Durante a reunião, foram tratados diversos temas, sendo destaque informar que o município já possui implantado por lei, seu Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. Foi decisivo para que conseguisse junto à Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, os projetos executivos de Sistema de Esgotamento Sanitário – SES para o centro da cidade e outros distritos. Como alguns destes projetos executivos de SES já foram entregues aos seus respectivos municípios, como Macuco, Cordeiro e Santa Maria Madalena, surgiu uma grande possibilidade de atuação conjunta do CBH-R2R com a Prefeitura para buscar patrocínio de recursos financeiros para os respectivos projetos.

Foi abordado também, que o Comitê realize uma ação através de um edital de chamamento público para os municípios da região hidrográfica. O edital tem o objetivo de implantar sistemas de esgotamento sanitário alternativos nos pequenos aglomerados urbanos, demandados pelos respectivos municípios. E foi constatado, que pequenas localidades de Trajano de Moraes podem ser contempladas no edital.

O encontro foi finalizado com a excelente informação de que o brilhante e premiado projeto de monitoramento participativo, realizado na microbacia do Rio Macabu está sendo replicado em outra microbacia do município, a do Ribeirão dos Passos que faz parte da área de atuação do Comitê. 

Parceiros