07/10/2019 - 13h58min - Autor: Scheila L. Santiago

Multi-instrumentista pernambucano apresenta seu show “Do Jarro e os invisíveis” em Nova Friburgo, dia 16 de outubro

Multi-instrumentista pernambucano apresenta seu show “Do Jarro e os invisíveis” em Nova Friburgo, dia 16 de outubro

“Do Jarro e os invisíveis” é o mais novo show do artista pernambucano multi-instrumentista Junior do Jarro, que traduz em sua personalidade a alegria e o fervor dos folguedos folclóricos de Pernambuco, com muito bom humor. E no dia 16 de outubro (quarta-feira), às 19 horas, na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro), ele fará única apresentação em Nova Friburgo, já que estará de passagem pela Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Como síntese do seu processo de pesquisa e aprendizado, a proposta do músico é levar aos palcos uma performance sonora onde, sozinho, toca todos (ou quase todos) instrumentos com que se identifica. Cordas, palhetas, madeiras, teclas, percussões e surpresas vibracionais o esperam nessa experiência sensorial transcendental, música para transitar entre as dimensões. Violão, hang, sanfona de oito baixos, escaleta, pífanos, tambores e chocalhos são algumas das antenas para o universo Invisível.

Transpirando música por todos os poros, Júnior do Jarro vem adquirindo técnica e familiaridade com instrumentos de diversas famílias e, solitariamente cria uma identidade estética somando suas raízes à experiência de suas andanças. Denominado por ele “Música Pernambucana Contemporânea”, seu estilo inova a execução de ritmos da cultura de Pernambuco como o afoxé, coco, forró e ciranda, com arranjos e orquestrações não usuais para tais ritmos. 

O artista

Junior do Jarro, ou Do Jarro, nascido no Dia do Frevo, 9 de fevereiro, expressa em sua personalidade artística, visceralmente, o calor e a beleza da cultura do seu estado natal: Pernambuco. Percussionista por formação, ao longo de seus 14 anos de carreira acompanhou artistas de distintos gêneros pelo mundo.

Multi-instrumentista autodidata, Júnior do Jarro acumula, em Pernambuco, várias funções artísticas: produtor, arranjador, compositor, além de musicista e performer. Recentemente se rendeu à academia se formando no Curso de Produção Fonográfica na Faculdade Aeso Barros Melo – PE.

Com vasta bagagem em palcos e estúdios, acompanhou em sua carreira bandas e artistas como Erasto Vasconcelos, Isaar, Bascuba, Cascabulho, Di Melo, André Sampaio, Robsom Fernandes, Beto Kaiser, Leo Lira, dentre outros. Hoje integra como baterista a lendária banda psicodélica setentista “Ave Sangria”, e dedica-se à sua carreira solo e a projetos pessoais como a banda “Anjo Gabriel” (purista em sonoridade e produção integralmente analógica); como o “Trio queimando em brasa” (projeto que resgata a estética primitiva do forró com sanfona de oito baixos); o “Para extras e terrestres” (concerto meditativo); ou mesmo suas pesquisas de culturas tradicionais do Brasil e do mundo. 

SERVIÇO

“Do Jarro e os invisíveis”

16 de outubro de 2019 (quarta-feira)

19 horas

Usina Cultural Energisa

Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ

Ingresso: R$15,00 (valor promocional)

Menores de 16 anos acompanhados pelos pais ou responsável legal

Patrocínio: Energisa

Apoio: Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Culturanf, Burburinho e LeDesigner

Links

Entrevista para o Cena AESO - https://vimeo.com/232713429

 

Disco “O Culto Secreto do Anjo Gabriel” - https://www.youtube.com/watch?v=7xjbarLtdKk


Disco “Vendavais” a banda Ave Sangria -  
https://www.youtube.com/watch?v=IbW6SxpZbmA


Oficina de iniciação rítmica no Festival da Terra 
https://www.youtube.com/watch?v=vWd5V2HoHDg

 

Instagram/Facebook: @juniodojarro    

Parceiros