03/07/2019 - 17h22min - Autor: Comitê Rio Dois Rios

Frente parlamentar em Defesa da Água é lançada na Alerj 

Frente parlamentar em Defesa da Água é lançada na Alerj 

Lançamento contou com a presença de representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado. Legenda da Foto: (Esq. p/ Dir) João Gomes (presidente do CBH Baixo Paraíba do Sul), Rodolfo dos Santos (presidente do CBH Macaé e das Ostras), Lícius de Sá (presidente do CBH Rio Dois Rios, Paulo de Tarso (presidente do CBH Guandu), Maria Aparecida (presidente do Cerhi), Adriana Pizão (secretaria executiva do Cerhi) e Gisele Muniz (Inea).


Com a presença de representantes de Comitês das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Água na sessão desta terça-feira, dia 25, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A Frente Parlamentar, presidida pelo deputado Gustavo Schmidt (PSL), foi criada com o objetivo principal de compilar em um número menor os 80 projetos de lei relacionados à gestão de recursos hídricos existentes na Casa tornando as ações parlamentares mais estratégicas. 
De acordo com o diretor-presidente do Comitê Rio Dois Rios, Lícius de Sá Freire, que esteve presente na sessão, “os Comitês foram convidados para o lançamento desta Frente Parlamentar o que mostra que este grupo reconhece o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e sua importância”. Lícius acrescentou ainda que “a Frente Parlamentar demonstrou uma forte preocupação com as questões relacionadas ao saneamento e caberá aos Comitê orientar os parlamentares sobre medidas a serem tomadas também para outros setores tão importantes quanto o de saneamento”.
A presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI-RJ), Maria Aparecida Vargas, também estava na sessão. Segundo a presidente, “é muito importante uma frente parlamentar como essa na Casa para que possamos discutir em conjunto com os parlamentares de que forma podemos conduzir esses projetos, até porque alguns se conflitam. Vale lembrar ainda que o Estado do Rio é nacionalmente conhecido como uma vanguarda na implementação de recursos hídricos no país e nós não podemos perder esse espaço. A gente precisa fazer com que o estado do Rio continue sendo pioneiro nesse assunto”.  
Ao todo, 30 deputados solicitaram o pedido pela instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Água.


Parceiros