04/02/2019 - 08h06min - Autor: Renato Guima

Instituições recebem apoio com reciclagem solidária

Instituições recebem apoio com reciclagem solidária

Os interessados em contribuir podem entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase, na Av. Barão do Rio Branco, 1003, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site www.fmpfase.edu.br/aneldesolidariedade.

A campanha Anel de Solidariedade já contabiliza 116 cadeiras de rodas entregues desde quando começou, em 2012, na serra. Mais 17 foram doadas para dez entidades, recentemente. A ação consiste na arrecadação de 140 garrafas PETs de dois litros cheias de anéis de latas (equivalente a 90 quilos do alumínio) para a troca por uma cadeira, com o projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase).


O projeto, que já arrecadou mais de dez toneladas de lacres, conta com diversos parceiros, como a empresa Keter, que doa as cadeiras em troca dos anéis, a Luna Express, que faz o transporte do alumínio, SBT, além do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), entre outras instituições que contribuem recolhendo os anéis.


“É incrível ver como trocando um pedaço de alumínio, que é resíduo nosso e, normalmente, iria para o lixo, podemos estar transformando a vida das pessoas. E acho que é esse detalhe que simboliza o projeto. A iniciativa conseguiu superar as suas metas muito pela rede que conseguimos construir de pessoas anônimas que recolhem os lacres em casa e nos entregam e das empresas que também trazem as garrafas com anéis. Esses parceiros são importantes no processo porque não só são locais de recolhimento desse material, mas também na promoção da ideia”, diz o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela.


A iniciativa possibilita que pessoas carentes, com dificuldades de locomoção, possam ter seus direitos de ir e vir assegurados, intensificando as questões de acessibilidade e inclusão. “A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) vem agradecer esse carinho e essa parceria que a FMP/Fase tem todo ano em agraciar os pacientes com câncer com as doações dessas cadeiras, porque é muito importante. Nós só temos a agradecer o trabalho lindo que é esse projeto”, completa a vice-presidente da APPO, Cláudia Jochem.


Para a aluna de Nutrição da FMP/Fase Paloma Medeiros, que participa do projeto de extensão, é gratificante ver o resultado. “É emocionante poder participar e, no final, levar alegria para as famílias. Espero que o projeto seja cada vez mais divulgado para que as pessoas que consumirem um refrigerante ou qualquer coisa que tenha um lacre de alumínio possam mandar para a nossa instituição, para que possamos cada vez mais levar a alegria para as famílias”, diz.



Parceiros