04/12/2018 - 16:13h - Autor: Ayrton Dias

Mercoserra - esperança de prosperidade para a Região Serrana

Mercoserra - esperança de prosperidade para a Região Serrana

“Se a situação não estivesse tão ruim, dificilmente estaríamos nos reunindo, mas sim dedicando nosso tempo e energia apenas às nossas empresas.” afirmou o atual presidente da Agência de Desenvolvimento Regional - MercoSerra, o empresário petropolitano Luis Fernando Gomes. Assim como milhares de brasileiros que ficaram por algum tempo indiferentes a tomada de rumo da nação, Luis lamentava ter negligenciado seus compromissos de cidadão, mas se orgulhava  por já estar trabalhando para recuperar o tempo perdido. Ele, juntamente com outras pessoas que também se envolveram no projeto querem contribuir - na prática – para mudar o país para melhor! 

Júlio Cordeiro, Marcelo Fiorini e Luis Fernando – idealizadores do MercoSerra - Foto: Êxito Rio

A Agência de Desenvolvimento Regional - MercoSerra surgiu a partir da ideia de um grupo de empresários que percebeu a necessidade de atuar verdadeiramente pelo desenvolvimento da Região Serrana. Segundo Luiz Fernando, um dos seus idealizadores,  “uma vez que o estado sofreu uma grande falência e tem muitas dificuldades de se recompor, está na hora da iniciativa privada entrar em ação intensificando transações comerciais, fazendo feiras de negócios e levando as demandas para concessionárias, enfim, para órgãos públicos para que soluções que já poderiam ser resolvidas possam efetivamente atender a região.”

Jorge Maciel, diretor executivo da InterTV, é também um dos idealizadores do projeto - Foto: Êxito Rio

Turismo – um bom começo

É notório que os municípios integrantes do MercoSerra destacam-se por contar com inúmeros atrativos. Em função disso a “próspera união” propõe – inicialmente- a partir do setor do turismo o desenvolvimento integrado. Com um calendário único de eventos e divulgação ampla e consistente, esse novo destino de âmbito regional passa a vivenciar uma evolução conceitual com enorme potencial de sucesso.  O MercoSerra torna-se um alento no tocante a geração de emprego e renda criando boa expectativa em relação a melhoria da qualidade de vida da população serrana.

A marca, criada pela agência friburguense Fábrica de Ideias, traz detalhes gráficos alusivos ao Museu Imperial (Petrópolis), Cão Sentado(Nova Friburgo) e o Dedo de Deus( Teresópolis) 

O Consórcio precisa ser tratado como uma moderna ferramenta na busca de soluções para os atuais problemas da sua área de abrangência. Em suas reuniões percebe-se uma intensa dinâmica de relações que vem possibilitando a interação entre poder público e iniciativa privada de uma maneira jamais vista. O segredo desse projeto está em um direcionamento que alimenta um sistema de complementariedade em uma soma de esforços para que todos possam, verdadeiramente, prosperar! 

Apoio institucional

Além do prefeito de Nova Friburgo Renato Bravo, que teve papel determinante na criação da primeira versão do MercoSerra há 20 anos, a Agência de Desenvolvimento Regional conta com o importante alinhamento do chefe do executivo de Petrópolis Bernardo Rossi e do total empenho de Vinícius Claussen, prefeito de Teresópolis, que participou ativamente da gênese da atual versão. É impressionante o poder de mobilização de uma iniciativa que tem em sua essência uma forte relação público privada nesse momento de importantes transformações no cenário político/econômico nacional. A hora da mudança vem ganhando corpo em função da vontade popular e de um novo cenário no qual as boas iniciativas passam a ser verdadeiramente valorizadas.

Vinícius Claussen, prefeito de Teresópolis , participou ativamente da criação do MercoSerra - Foto: Êxito Rio

As Prefeituras, Associações Comerciais, Conventions Bureaus e diversas outras entidades dos 3 municípios têm forte presença nesse Consórcio de municípios. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é parceiro de primeira hora do MercoSerra. Ciente da importância de uma iniciativa para o desenvolvimento integrado da economia da Região Serrana,  a entidade vem disponibilizando ferramentas para o aprimoramento das relações comerciais e institucionais. Para Fernanda Gripp, coordenadora Serrana 1 Sebrae/RJ, “o Mercoserra surgiu da necessidade da realização de um planejamento que contemplará a visão de futuro e a integração nas ações  entre os municipios. O Sebrae trouxe uma parte da metodologia do programa Líder e através de 6 encontros  realizou juntamente com 40 empresários o planejamento para o Mercoserra. Para o Sebrae apoiar o Mercoserra é apoiar o desenvolvimento econômico da região.  Com empresários e poder publico  todos em prol de um único objetivo.”

Fernanda Gripp e Cláudia Pacheco, coordenadoras regionais(Serrana 1 e 2) e Andréia Crocamo, gerente de políticas pública. Representantes do Sebrae/RJ – Foto: Êxito Rio

O empresário Júlio Cordeiro, atual presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF) e presidente do Conselho Deliberativo MercoSerra, um dos principais responsáveis pela criação do projeto, acredita que o desenvolvimento integrado é o melhor caminho para a retomada da prosperidade e o fortalecimento da economia regional: “Nosso produto turístico tem comprovado valor e a soma de esforços torna-o ainda mais consistente. Podemos pensar efetivamente em consolidar o destino Serra Carioca como extremamente competitivo em nível nacional. Além disso, a partir do momento que efetivarmos as ações previstas, as redes de negócios a serem criadas beneficiarão o mercado interno com a oferta de produtos e serviços entre as cidades participantes!" - destacou Júlio.

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários