09/11/2018 - 11:44h - Autor: Gustavo Henrique Medeiros

Encantos e surpresas de tirar o fôlego no ecoturismo de Búzios

Encantos e surpresas de tirar o fôlego no ecoturismo de Búzios

O ecoturismo nada mais é do que o turismo que respeita e preserva o equilíbrio do meio, fomentando a educação ambiental; com foco no turismo ecológico.  E se tem um lugar no planeta que reúne tudo isso, o nome é Armação dos Búzios, encantadora cidade a 160 quilômetros da capital Rio de Janeiro, conhecida internacionalmente. Tem sido cada vez maior o número de pessoas que visitam a cidade, com objetivo único de conhecer as trilhas ecológicas de Búzios, cercada de praias e costões rochosos, com lugares incríveis, que poucos conhecem, com uma beleza ímpar de tirar o fôlego.

A rota de uma dessas trilhas revela surpresas e um profundo encanto por sua beleza natural: o Mangue de Pedra, na Praia Gorda, em Búzios, quase na divisa com o município de Cabo Frio. Os manguezais são considerados berçários do mar por possuírem nutrientes e condições adequadas e suficientes para a reprodução de muitas espécies. Em geral desenvolvem-se sobre o solo lamoso e na desembocadura de rios. 

As trilhas foram formadas por nativos, muito antes da visita de Brigite Bardot, na década de 60, quando Búzios tornou-se mundialmente conhecida. Eram caminhos de pescadores que procuravam um bom pesqueiro para levar alimento para casa. O turismo ecológico e sustentável tem sido uma tendência mundial, procurado principalmente por habitantes de grandes centros, em busca de um contato maior com o verde, com o ar puro, com a natureza. 

Os benefícios são inúmeros para quem pratica essa atividade.  Além do contato direto com a natureza, respirando o ar puro e conhecendo a vegetação nativa da mata atlântica, revigora a mente e o ânimo das pessoas, proporcionando uma verdadeira higiene mental. Caminhar também é um outro benefício. Faz bem ao coração, evitando o sedentarismo.

Dez roteiros de trilhas ecológicas tornam Búzios o lugar perfeito para esta atividade. Passeios com vários níveis de dificuldades, a maioria fácil e moderado. As trilhas de Búzios são:  Ponta do Pai Vitório (moderado); Gruta da Tartaruga (moderado); Ponta do Criminoso (fácil/moderado);Brava (difícil); Gruta do Amor (moderado); Poças (fácil); Ponta das Emerências (moderado/difícil); Emerências(fácil/moderado); Trilha da Lagoa Azul (moderado); e Trilha da praia das Amendoeiras (moderado). Em Búzios, profissionais preparados e credenciados, profundos conhecedores da região, oferecem passeios praticamente todos os dias.

Através de parceria com a Rio Radical, empresa com sede Rio de Janeiro especializada em turismo de aventura, a Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) está mapeando toda a região, inclusive com imagens aéreas, afim de proporcionar trilhas ecológicas para portadores de deficiência física. Para isso, é necessário um equipamento chamado cadeira JULLIET, que possuem puxadores nas extremidades, semelhantes aos de uma maca, o que facilita a condução sobre solos em desnível. Trata-se do projeto “Montanha Para Todos “:

- Fantástico. Estamos praticando a acessibilidade e ao mesmo tempo, criando mais um produto turístico para Búzios. A ideia é também incentivar os meios de hospedagem localizados próximo as praias de Búzios, a disponibilizarem uma cadeira anfíbia, o que vai facilitar ainda mais o acesso dos portadores de alguma mobilidade física a frequentar as nossas praias de raríssima beleza – disse o empresário Thomas Weber, presidente da ACEB.

Os preços variam de R$ 20 a R$ 50 e os passeios são previamente agendados. Os contatos ( WhatsAap ) são: Luis Carlos Palência – (22) 99848-8238; Matheus Santos – ( 22 ) 997530823;   Joni ( Reserva do Pau Brasil ) – ( 22 ) 992169414.

 

Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários