07/11/2018 - 14:36h - Autor: Ayrton Dias

Nova Friburgo, uma cidade e seus encantos

Nova Friburgo, uma cidade e seus encantos

Em função de belezas naturais e arquitetônicas, história, cultura, gastronomia e, principalmente, hospitalidade Nova Friburgo é um concorrido destino turístico e, no ano do seu bicentenário, o município consolida-se também como um grande vetor de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. A capital nacional da moda íntima é também a segunda maior produtora de flores do Brasil, principal polo estadual de cervejas artesanais, formadora de capital intelectual através das suas faculdades e universidades, se destacando também por sua produção agrícola no segmento horti-fruti, contando ainda com forte presença da indústria (têxtil, vestuário e metalúrgica).

CAPELA DE SANTO ANTÔNIO- SÍMBOLO DA RECONSTRUÇÃO DA CIDADE- FOTO: REGINA LO-BIANCO

REGIÃO CENTRAL

Ao contrário dos grandes centros, em Nova Friburgo as praças não são cercadas e isso contribui para manter um ar interiorano. Além de belos, esses democráticos espaços de convivência são muito interessantes. A Praça Getúlio Vargas, por exemplo, conta com inúmeras referências históricas e abriga curiosidades como o marco que sinaliza o centro geodésico do estado. A Praça do Suspiro é o local mais emblemático da cidade. O nome “Suspiro” deve-se ao fato de ali ter sido ponto de encontro de poetas e trovadores e onde também as pessoas se despediam dos entes queridos antes do embarque quando ainda se utilizava o transporte ferroviário no município. Atualmente a praça dispõe do famoso Teleférico que proporciona aos turistas e visitantes um agradável passeio aéreo com vista privilegiada do centro da cidade. Em seu entorno estão localizados o Teatro Municipal Laércio Ventura e a Praça da Colônias que abriga espaços temáticos relativos a alemães, austríacos, espanhóis, húngaros, italianos, japoneses, libaneses, portugueses, suíços e a nação pan-africana, povos que contribuíram para o desenvolvimento da Princesinha da Serra.

COM SEUS 1400 METROS DE EXTENSÃO E 1380 M DE ALTITUDE, O TELEFÉRICO DA PRAÇA DO SUSPIRO É O MAIS EXTENSO DO PAÍS EM CADEIRA DUPLA - FOTO: REGINA LO-BIANCO

A região central de Friburgo conta ainda com excelentes meios de hospedagem e o que não falta são motivos para agradar ao paladar! Ótimos pratos podem ser apreciados mediante preço justo e com uma oferta bem variada, tanto no Centro quanto nos bairros do Cônego e Cascatinha. Nesses locais são oferecidas inúmeras possibilidades para quem quer saborear receitas à base de massas, carnes e, mesmo longe do litoral, até de peixes e frutos do mar. A tradicional fondue - um dos pratos campeões de audiência da gastronomia local - é servida com toda a ritualística necessária para apurar ainda mais o seu sabor. Isso sem falar nas famosas trutas friburguenses que, além de protagonizar saborosas receitas, referenciam o município como um local dotado de águas abundantes e cristalinas e meio a natureza bem preservada. Não podemos deixar de registrar também o grande diferencial que a cidade oferece: o clima! Mesmo no auge do verão a temperatura amena da serra encanta a quem quer fugir dos rigores da estação mais quente do ano.  Durante a noite em Nova Friburgo, independentemente da estação, parece que foi ligado um gigantesco ar condicionado central dando uma agradável sensação de frescor em toda a cidade. E isso, com certeza, faz toda a diferença para quem vem desfrutar dos diversos atrativos naturais, históricos e culturais friburguenses! 

TERE-FRI, UMA ESTRADA REPLETA DE ATRAÇÕES

O eixo rodoviário que integra os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo é uma verdadeira atração turística da Região Serrana. A RJ 130, mais conhecida como estrada Teresópolis-Friburgo, é repleta de belíssimas paisagens e locais pitorescos verdadeiramente encantadores!

A CASA SUÍÇA É UM IMPORTANTE COMPLEXO TURÍSTICO - FOTO: REGINA LO-BIANCO

Inúmeros atrativos turísticos como restaurantes, hotéis e pousadas estão estrategicamente dispostos em seus 68 quilômetros de extensão. A Casa Suíça é uma atração imperdível! Nesse verdadeiro complexo turístico, podem ser adquiridos artesanato, lembranças, cervejas artesanais e  deliciosos queijos e chocolates. É um local temático cheio de referências a cultura helvética, com direito a visita ao Memorial da Colonização Suíça, onde uma importante parte da história de Nova Friburgo é contada com riqueza de detalhes.

Para quem gosta da natureza, a estrada Tere-Fri oferece um cenário deslumbrante repleto de muito verde e relevo acidentado, onde se observa o conjunto dos “Três Picos’, “Mulher de Pedra”, “Torres de Bonsucesso” entre outras formações que estimulam a prática do ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura. Rios e cachoeiras também fazem parte da RJ 130 com destaque para a Cachoeira do Vale dos Frades. O Horto de Conquista também merece uma visita. Além da grande variedade de plantas, o local abre espaço- em períodos determinados- para almoços com pratos da culinária japonesa. Em qualquer estação do ano a estrada Tere-Fri é um ótimo programa para toda a família

AS VILAS FRIBURGUENSES

Os distritos de São Pedro da Serra e Lumiar, com suas montanhas e rios de águas cristalinas têm tudo o que é necessário para se “recarregar as baterias. Praticar atividades ligadas à natureza, desde o ecoturismo aos esportes radicais ou simplesmente admirar a paisagem em locais como o Encontro dos Rios proporcionam muito prazer. Com um cenário estonteante, a Toca da Onça, Cachoeira Indiana Jones, Poço Belo e Pedra Riscada também oferecem boas opções de lazer.

LUMIAR TAMBÉM É CONHECIDA COMO A "BÚZIOS DA SERRA" - FOTO: REGINA LO-BIANCO

O centro de proporciona ótimos momentos! É um lugar extremamente bucólico que encanta pela pureza e simplicidade de seus moradores. Sua atmosfera é mágica e lá as horas passam de maneira diferente, mais lentamente, dando tempo para se apreciar com detalhes as boas coisas da vida. O importante é “saborear” cada segundo, e o que não falta são motivos para isso! A gastronomia local é um dos seus grandes atrativos oferecendo excelentes opções de pratos bem elaborados que podem ser harmonizados com uma variada carta de vinhos e cervejas artesanais. Esta vila também é musical! Vários artistas apresentam-se com muita qualidade proporcionando verdadeiros espetáculos para o deleite de turistas e visitantes.

EM SÃO PEDRO DA SERRA SE ENCONTRA TODA PAZ DO UNIVERSO - FOTO: REGINA LO-BIANCO

São Pedro da Serra também é um destino muito especial, pois segundos os seus moradores é lá que se encontra “toda a paz do universo”. O lugar tem realmente uma energia mística muito forte que é retratada no artesanato local.  À noite, além da tranquilidade, a famosa vila dispõe de excelentes atrações musicais que podem ser apreciadas em bares e restaurante. Estes, além da música apresentam também boas opções gastronômicas que vão desde as famosas pizzas com massa de aipim às receitas mais elaboradas em alguns restaurantes

MURY-O MAIS EUROPEU DOS BAIRROS

Muito influenciado pela cultura européia, o 5º distrito de Nova Friburgo quase passou a se chamar “Germânia”, em função da grande quantidade de alemães que habitavam o famoso bairro.

REPRESENTANTES DO POLO CERVEJEIRO FRIBURGUENSE NO RESTAURANTE BRÄUN&BRÄUN, PIONEIRO NA CULTURA CERVEJEIRA DO MUNICÍPIO - FOTO: CARLOS MAFORT

Por estar situado a quase mil metros de altitude, Mury é bem frio! Essa característica possibilitou o pioneirismo na criação de truta no Brasil! Os primeiros alevinos trazidos para o país foram importados da Dinamarca pela família Garlipp, que durante muito tempo criou truta em Macaé de Cima, uma localidade próxima ao distrito. Esse fato acabou influenciando a gastronomia local e contribuindo para que pratos a base da saborosa iguaria se tornassem uma grande especialidade servida nos vários restaurantes que compõem um verdadeiro corredor gastronômico. Em Mury, além das trutas, outras saborosas opções são oferecidas em estabelecimentos onde charme e bom gosto são características marcantes.

Receitas de origem austríaca, brasileira, francesa, suíça, e alemã, entre outras, podem ser degustadas em diversos estabelecimentos que se destacam na paisagem e oferecem excelentes opções gastronômicas.  Neles, saborosos pratos podem ser acompanhados de bons rótulos de vinhos, cervejas e “finalizados” com deliciosas sobremesas em ambientes extremamente acolhedores e com bom atendimento. 

Mury é um lugar belíssimo, e por isso muitos cariocas e niteroienses mantêm no bairro suas casas de veraneio. Um passeio pelo “Caminho do Trem”, que pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta é um programa para toda a família. Outra boa opção é uma ida a Macaé de Cima que pode proporcionar momentos muito agradáveis com direito a banho de rio em águas cristalinas.

AMPARO – UMA NOVA ATRAÇÃO

Dotado de encanto singular e fortes tradições, o 4º Distrito de Nova Friburgo vem se tornando um concorrido atrativo turístico. Localizado a 10 km do centro da cidade o tradicional distrito friburguense é verdadeiramente surpreendente! Na encantadora história do distrito encontra-se o período áureo do café, mudança de município sede e até de nome para Refúgio. A agradável conversa com a população local, as festas e eventos e a própria tranquilidade que possibilita momentos de grande paz interior, também fazem parte de uma grande cesta de ofertas turísticas. Além disso, a produção de orgânicos permite a criação de receitas saborosas e nutritivas que podem ser degustadas em charmosos restaurantes que dispõem desde a culinária mais simples à altamente sofisticada. Em Amparo, friburguenses, turistas e visitantes sempre levam, além de mel, cachaça, cerveja artesanal - produzida com lúpulo colhido no próprio distrito, queijo, artesanato local etc... ótimas recordações!

JOANA D‘ARC, MOEMA, EROILDO MORAESJoana D’Arc, ANINHA VANTAIR MAYER, REPRESENTANTES DO CIRCUITO RURAL DE AMPARO COM ALGUMAS PEÇAS DO ARTESANATO LOCAL - FOTO: ÊXITO RIO

O DNA DA SUPERAÇÃO

Dos mais modernos aos tradicionais, Nova Friburgo dispõe de grande diversidade de atrativos em sua oferta turística. Boas opções estão em toda parte e para conhecê-las é preciso transitar por belíssimos percursos repletos de agradáveis surpresas. A cidade das flores, mel, trutas, fondues, racletes, queijos, chocolates, amanteigados, moda íntima... e de clima ameno, é segura e hospitaleira. É um lugar único e muito especial habitado por um povo gentil e ordeiro que se orgulha de carregar em sua essência o DNA da superação. A resiliência dos friburguenses foi decisiva para superar a tragédia climática de 2011, transformando um município maravilhoso que foi assolado por fortes chuvas em uma cidade ainda muito melhor!

PRAÇA MARCÍLIO DIAS - FOTO: REGINA LO-BIANCO


Notícias relacionadas

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS

Compatilhe nas Redes Sociais!

comentários